HISTÓRICO

A Diocese de Mossoró, situada na zona oeste do Rio Grande do Norte, foi criada pelo Papa Pio XI, a 28 de julho de 1934, e instalada em 18 de novembro de 1.934. O primeiro bispo, D.Jaime de Barros Câmara, assume a diocese em 26 de Abril de 1936, com o Lema “ Eu vim trazer o fogo” Seu episcopado foi marcado pelas construções do Seminário Santa Teresinha, do Abrigo Amantino Câmara, e pelo apoio a operários dos parques salineiros da Região com a criação do “círculo Operário Católico”.

D. João Batista Portocarrero Costa sucede D. Jaime em 08 de dezembro de 1943, com o Lema: “É preciso que Ele cresça”. Fundou escolas populares , intensificou o apoio a movimentos, tais como: círculos de estudos, manhãs de recolhimento e outros. Destacou-se pela realização do I Congresso Eucarístico em 1946.

Com o Lema: “ Salvação do rebanho” D. Elizeu Simões Mendes assume a diocese em 20 de Fevereiro de 1954 como terceiro bispo. Destacou-se pelo apoio a zona rural incentivando as “semanas ruralistas”, pela criação de maternidades e “casas populares” construídas em alguns municípios da região.

Em 12 de outubro de 1960, com o lema: “ Enviai o vosso Espírito” D. Gentil Diniz Barreto, assume como 4o bispo, se destacando pela criação da “Emissora de Educação Rural”, e instalações do movimentao de Educação de Base, centro de Treinamento, Lar Sacerdotal, Gráfica Miguel Faustino e da Livraria D. Costa. D.José Freire de Oliveira Neto, inicia sua missão episcopal como bispo auxiliar de D. Gentil em 1975, com o lema “ Semelhante a Ele na morte “. Foi responsável, junto a D.Albano Cavallim, pela elaboração do documento “Catequese Renovada”. São frutos de sua missão a Comissão Pastoral da Terra, o SEAPAC ( Serviços de Apoios a Projetos Alternativos),e a Comissão de Justiça e Paz.

Com o Lema “ Cristo para os Povos”, D. Mariano Manzana inicia sua missão episcopal em 17 de Outubro de 2004. Desde então tem intensificado a pastoral missionária com as Santas Missões Populares e a realização do II Congresso Eucarístico Diocesano, a pastoral vocacional com a implantação do Seminário Maior e o curso de Teologia na Faculdade Diocesana de Mossoró, a reorganização do serviço pastoral com a criação de novas paróquias e a Visita Pastoral a todas as paróquias.