Pular para o conteúdo principal

Memória: Pascom da Diocese de Mossoró presente no 5º Muticom em Campina Grande- PB

Dom Delson,bispo referência para Comunicação NE2

Pascom da Diocese de Mossoró.
Representantes das 21 dioceses.

Uma Celebração Eucarística presidida na manhã de domingo, 31, abriu a programação do último dia do 5º Muticom. A missa foi presidida pelo bispo diocesano e referencial para a comunicação no NE2, dom Manoel Delson. Concelebraram os padres Adeildo, de Campina Grande; Arimateia, de Guarabira ; Erasmo, de Salgueiro e o Pe. Clóvis de Melo, de Brasília e da CNBB. A programação ainda contou com o lançamento regional do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Doc 99 da CNBB).
Dentro da programação, que foi iniciada na sexta-feira (29), centenas de pessoas de 17 das 21 dioceses do Regional participaram de diversas oficinas, workshops e laboratórios voltados para o tema central do encontro: Comunicação Humana e Ambiente Digital, os desafios nas novas relações. Foram abordados diversos segmentos de comunicação como Fotografia, Rádio, TV, Oratória, Mídia Digital, dentre outros.

DIRETÓRIO

Noe domingo foi apresentado pela irmã Élide e pelo padre Clóvis, o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, que foi elaborado pela Comissão Episcopal para Comunicação e lançado em março deste ano na Assembleia Geral dos Bispos do Brasil e em julho no Encontro Nacional da Pascom. Dentre os cinco regionais do Nordeste, o primeiro a receber o lançamento do Doc 99 foi no Nordeste 2. Composto por dez capítulos, o Diretório traz orientações para a Pastoral da Comunicação, bem como para os demais serviços e pastorais propostos pela Igreja.
 De acordo com a irmã Élide, o documento orienta a Igreja brasileira: "É a partir do diretório que temos que organizar a Igreja no Brasil. Ele é interdisciplinar, muito rico. Ilumina toda a Igreja. Não só a Pascom, mas todas as pastorais," enfatizou.
 Durante sua participação, padre Clóvis relatou a importância da comunhão no processo de comunicação. “Se nascemos da comunicação de Deus, aí está a nossa vocação de comunicadores [...]. Se a nossa comunicação é pautada na comunhão e no amor, nós manifestamos a glória de Deus," afirmou o sacerdote.

HOMENAGEM

A Comissão Regional da Pascom, antes do encerramento do Muticom, lembrou do Pe. Eduardo Tadeu, falecido em outubro de 2013, e que fazia parte da comissão como assistente eclesiástico. Ele era também o coordenador arquidiocesano da Pascom de Maceió e foi o coordenador geral do 4º Muticom, realizado na capital alagoana. A caravana de Maceió trouxe um vídeo para homenageá-lo. As imagens emocionaram a todos os presentes. O seminarista Luiz Antônio, que atualmente articula a Pascom Maceió, agradeceu o espaço e disse que o Pe. Eduardo “deixou um grande legado de ensinamentos e até hoje é inspiração”.

ENCERRAMENTO

Encerrando o 5º Muticom, dom Delson, Pe. Adeildo e Márcia Marques, em nome de toda coordenação do evento, agradeceram de forma carinhosa às equipes de serviço que tanto se empenharam na organização e realização do mutirão. "O 5º Muticom foi uma riqueza muito grande para a cidade de Campina Grande. Agora estamos mais entusiasmados para continuar com o trabalho de comunicação nas paróquias e comunidades", comentou o bispo diocesano, ao mesmo tempo que convocava todos os comunicadores da diocese de Campina Grande a fortalecer a Pascom.
 Finalizando a 5ª edição do evento, Márcia Marques entregou o troféu, símbolo do Muticom, nas mãos da Secretária da Pascom do Regional NE 2, Sandra Oliveira, anunciando assim, a Arquidiocese de Olinda e Recife como próxima sede do mutirão. Sandra, em nome da coordenação arquidiocesana de Olinda e Recife, disse estar pronta e motivada para receber o Muticom em 2016. “Estamos recebendo esta missão com muita confiança e responsabilidade. Desde já contamos com as orações de todos para que possamos fazer um grande Muticom”, disse.
 A caravana Olinda e Recife recebeu o 6º Muticom com a tradicional exibição da bandeira do estado de Pernambuco, ao som de frevo e muita festa. Em seguida, dom Manoel Delson declarou oficialmente encerrado o 5º Mutirão Regional de Comunicação.

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossor...

Programação da Festa de Santa Luzia 2024

DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ   Festa de Santa Luzia 2024 01 a 13 de DEZEMBRO Tema: “ Oração: luz no caminho da fé”.   PROGRAMAÇÃO                 XVIII CALVAGADA DA LUZ 23/11 – 15h Saída: Área Pastoral São João Paulo II Chegada: Parque Brasil III CORRIDA DA LUZ KIDS 30/11 – 16h30 Local: Praça Pastor Manoel Nunes da Paz, em frente ao Museu Lauro da Escóssia. VII CAMINHONEIROS DA LUZ 30/11 – 15h Saída: Posto Domingos BR em frente a EBS Chegada: Catedral CRIANÇAS DA LUZ 30/11 – 18h Saída: Colégio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs) Chegada: Catedral de Santa Luzia   LOJINHA DE SANTA LUZIA 10/11 a 13/12 Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral) 11/11 a 29/11 – 08h/11h30 às 13h30/17h30 (segunda à sexta)             ...

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias...