Ano Nacional do Laicato

A Igreja no Brasil celebra, no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, à 25 de novembro de 2018, o “Ano do Laicato”. O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14. Neste ano pretende-se trabalhar a mística do apaixonamento e seguimento a Jesus Cristo. “Isto leva o cristão leigo a tornar-se, de fato, um missionário na família e no trabalho, onde estiver vivendo”.

O Ano do Laicato terá como objetivo geral: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.

Na Diocese:
O Conselho do Laicato da Diocese de Mossoró - CLDM é um organismo de articulação, organização e representação dos cristãos leigos e leigas em nível diocesano. É parte integrante do Conselho Regional Nordeste II de Leigos, o qual, por sua vez, integra o Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB.

Qual a importância do Conselho Diocesano de Leigos?
O CLDM busca integrar os leigos e leigas dos movimentos, das pastorais, daqueles que vivem sua vida comunitária numa paróquia ou comunidade, e dos que vivem sua fé cristã, inseridos nas atividades da sociedade. O CLDM tem a tarefa difícil e imprescindível de levar os cristãos leigos e leigas a agir na transformação, por dentro das estruturas sociais e ser “sinal de comunhão e unidade”, “espaço de serviço e acolhimento” a todos os segmentos leigos da Diocese de Mossoró.