Nosso Pastor

Dom Mariano Manzana nasceu em Mori - Trento, na Itália, em 13 de outubro de 1947, filho de Luigi e Agnese Tronquillini. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Arquidiocesano de Trento. A ordenação presbiteral ocorreu no dia 26 de junho de 1973. Foi vigário da Paróquia São Pio X, em Trento de 1973 até 1976.

Em 1977 chega ao Brasil como missionário e se instala na Diocese de Mossoró, assumindo como pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Umarizal. Neste período, torna-se também responsável pela formação dos seminaristas da Diocese de Mossoró no Seminário de João Pessoa, na Paraíba até 1993, quando retornou à Itália para continuar seus trabalhos religiosos. Na Itália, assume responsabilidade pela Casa do Clero da Arquidiocese de Trento e foi Delegado Episcopal para as Missiões da Arquidiocese de Trento, de 1993 a 2004. Em 15 de junho de 2004 foi nomeado bispo para assumir a Diocese de Mossoró pelo papa João Paulo II Sua Ordenação Episcopal ocorreu em 05 de setembro de 2004 em Trento, na Itália, sendo o principal ordenante Dom Luigi Bressan, na época Arcebispo da Arquidiocese de Trento.

Toma posse como sexto bispo da Diocese de Mossoró em 17 de outubro de 2004, Dom Mariano dá início a sua missão e tem intensificado a pastoral missionária com as Santas Missões Populares e a realização do II Congresso Eucarístico Diocesano, a pastoral vocacional com a implantação do Seminário Maior e o curso de Teologia na Faculdade Diocesana de Mossoró, a reorganização do serviço pastoral com a criação de novas paróquias e a Visita Pastoral a todas as paróquias.

Ordenação Episcopal na Catedral de São Vigílio: