ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PASTORAL DA CRIANÇA FAZ CAMPANHA PARA REDUZIR “MORTE SÚBITA”


"De barriga para cima “. Essa é a maneira correta de deitar a criança até completar um ano de vida, para reduzir os riscos de morte súbita". A informação faz parte de uma nota de esclarecimento da Assessoria de Imprensa da Pastoral da Criança, em nível nacional e está fundamentada em dados de pesquisadores do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas-RS e campanhas recentes divulgadas nos Estados Unidos e na Inglaterra.
Essas informações, assim como as reportagens recentes sobre o caso de Gabriel Ribeira, bebê de sete meses, que morreu em São Paulo, provavelmente por estar deitado de forma errada, levaram a Pastoral da Criança, em nível nacional, a promover uma campanha para combater a "morte súbita", em crianças.
Segundo informações contidas em um material impresso divulgado pela coordenação nacional da Pastoral, morte súbida "é o nome que se dá para a morte de bebês menores de um ano, que morrem de forma inesperada e sem explicação, durante o sono". A pesquisa realizada na cidade de Pelotas (RS) constata dez casos de morte súbita na infância, do total de 66 mortes, registradas entre os 4.248 nascidos vivos, no ano de 2006.