O BISPO VISITA O PAPA

É dever de todo bispo, ao fim de cada qüinqüênio, segundo as normas da Igreja, deixar a sua Diocese e se encaminhar à Roma para fazer a “Visita ad Limina Apostolorum”, que significa visitar, encontrar e abraçar-se, num gesto de fé, com o Papa, o sucessor do apóstolo Pedro.
Por que esta visita? Qual o seu sentido profundo? Como começou? O Concílio Vaticano II, no seu documento mais importante sobre a Igreja, diz: “Como São Pedro e os outros apóstolos constituem, por vontade do Senhor, um único Colégio Apostólico, do mesmo modo, hoje, o Romano Pontífice, sucessor de Pedro, e os bispos, sucessores dos apóstolos, estão unidos entre si”.
Os apóstolos foram escolhidos por Jesus: “Então Jesus constituiu o grupo dos doze (Mc. 3,14) aos quais deu o nome de apóstolos" (Lc. 6,13) e fez de Pedro o alicerce da Sua Igreja: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt. 16,18). A ele, que conheceu a fraqueza da traição antes do canto do galo, Jesus ressuscitado deu uma particular missão: “Confirma os irmãos”(Lc. 22,32).
Isso faz com que o Papa, como sucessor de Pedro, tenha a peculiar função de ser a cabeça e o princípio visível de comunhão de todos os membros do Colégio Apostólico. Paulo, o grande apóstolo e evangelizador, mesmo sendo chamado e instruído pelo próprio Jesus no caminho de Damasco, na Carta aos Gálatas diz que “subiu à Jerusalém para consultar Pedro (1,18) ... depois de 14 anos de novo fui a Jerusalém ... para não me encontrar no risco de correr ou haver corrido em vão" (2,2).
A imagem de Paulo que visita Pedro é o ícone do encontro entre o bispo e o Papa hoje. O bispo vem de longe para visitar o Papa, para ter a certeza de caminhar junto na mesma fé com os irmãos e o Papa recebe o bispo dando a garantia da unidade, da universalidade e da catolicidade da Igreja.
Nesta visita, o bispo leva consigo no coração toda a Diocese e espera poder contar com a oração e a comunhão de todos. Que Deus abençoe nossa viagem!
A visita de todos os bispos do Regional Nordeste II ao Papa Bento XVI acontecerá no período de 10 a 17 de setembro de 2009.

Dom Mariano Manzana