CNBB e Ministério da Saúde fazem parceria inédita

CNBB e Ministério da Saúde lançaram hoje, 22, uma campanha para o Diagnóstico precoce da Aids. Na parceria, a Igreja é responsável por esclarecer a população sobre a epidemia e incentivar as pessoas a procurarem os serviços de saúde para o teste. Já os serviços, devem acolher, acompanhar e realizar os exames.
O assessor da Pastoral da Aids no Brasil, Frei Lunardi, explica que uma das grandes preocupações sobre a epidemia do HIV é o diagnóstico tardio. "Descobrindo a infecção antecipadamente, as chances de tratamento são maiores".
Durante a Campanha, as pessoas que não estiverem infectadas serão orientadas para continuar com o cuidado, e quem tiver o exame positivo será encaminhado para o acompanhamento.
A princípio 5 cidades farão uma experiência piloto: Manaus, Fortaleza, João Pessoa, Curitiba e Porto Alegre. Centenas de agentes das pastorais da criança, da Aids e da saúde desses locais já foram capacitados e sensibilizados. A cerimônia de lançamento foi hoje em Brasília e contou com as presenças do presidente e do secretário geral da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha e Dom Dimas Barbosa Lara.