ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Música pode se tornar oração, afirma Papa


O Papa Bento XVI e os bispos que participam do Sínodo para a África assistiram, na noite deste sábado, 17, na Sala Paulo VI, no Vaticano, ao concerto da pianista chinesa Jin Ju, prestigiada artista da Academia de Imola, na Itália. No final do concerto, o Papa tomou a palavra para agradecer aos promotores por esta homenagem e ao público, pela presença no evento e declarou que a "música pode se tornar oração”.
“Ao longo dos séculos e dos milênios, a música sempre foi usada para expressar aquilo que não se consegue dizer com as palavras, porque desperta emoções difíceis de se comunicar: por isso, as civilizações sempre deram tanta importância e valor à música, em todas as suas formas e expressões”, disse.
A performance da jovem pianista foi aplaudida com muito entusiasmo pelo público e por Bento XVI, que não lhe poupou elogios em seu discurso. O Papa também falou da beleza da música, “linguagem espiritual e universal, veículo apropriado à compreensão e união entre pessoas e povos”.
“A música faz parte de todas as culturas e acompanha toda experiência humana, da dor ao prazer; do ódio ao amor, da tristeza à alegria, da morte à vida. A música distende o espírito, desperta sentimentos profundos e convida de modo natural, a elevar a mente e o coração a Deus em qualquer situação, triste ou alegre”.Na apresentação ao Santo Padre, Jin Ju executou vários clássicos, tocando em sete diferentes pianos.