Pular para o conteúdo principal

PARÓQUIA DE SANTA LUZIA 167 ANOS DE EVANGELIZAÇÃO



O dia 27 de outubro representa, para a Diocese de Mossoró, um marco de sua história religiosa: a criação da "Paróquia de Santa Luzia", nos idos de 1842. Recuando no tempo da semeadura da fé, como tudo começou: a construção de uma Capela "de pedra e cal", dedicada a Santa Luzia de Siracusa, em gratidão a uma graça alcançada por sua intercessão.
Em 1842, após 70 anos de devoção, a grande notícia divulgada pelo historiador Luís da Câmara Cascudo: a criação da Paróquia de Santa Luzia de Mossoró, desmembrada da Paróquia de Apodi.
Segundo registros históricos, a Petição de Fraga Júnior, encaminhada à Comissão de Negócios Eclesiásticos, tinha sido aprovada pela Assembléia Legislativa Provincial e sancionada pela Resolução nº 87, assinada por Dom Manoel de Assis Mascarenhas, Presidente da Província do Rio Grande do Norte. Assim foi criada a Freguesia de Santa Luzia de Mossoró, a 31ª em toda a Província e a 10ª das que surgiram no século XIX.

A nova Paróquia passou a ser administrada pelo Padre José Lopes da Silva, enquanto aguardava a nomeação do primeiro Vigário. Em 1884, tomou posse da 1ª Paróquia de Mossoró, o lendário Padre Antonio Joaquim Rodrigues, que governou a Igreja de Mossoró por longos 51 anos. 13 Sacerdotes o sucederam na administração paroquial de Santa Luzia. Dentre eles, alguns nomes sempre lembrados pelo povo de Mossoró: Padre Luís Ferreira Cunha da Mota (1926-1966); Monsenhor Huberto Bruennig (1966-1980). Sucedeu a Monsenhor Huberto o Monsenhor Américo Vespúcio Simonetti, em 1980.
Neste dia de louvor a Ação de Graças, há muito o que depositar no altar da Padroeira Santa Luzia. Hoje, um novo rosto de Igreja mostra os avanços pastorais nesta trajetória.
A Paróquia é dividida em quatro Áreas Paroquiais (com 14 Setores Missionários); conta com um Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) e uma Coordenação Paroquial implantada em 1981.
Grupos Pastorais
No campo específico da Evangelização atuam dez grupos distintos dos serviços de Igreja, envolvendo 250 Agentes de Pastoral:• Pastoral do Dízimo;• Pastoral do Batismo;• Catequese;• Crisma;• Comunicação;• Familiar;• Liturgia e • Juventude.• Bíblia;• Idosos;• Mulher;• Visitação

Associações, Comunidades e Serviços:
• Apostolado da Oração;• Legião de Maria;• Encontro de Casais com Cristo;• Renovação Carismática Católica;• Comunidade Boa Nova;• Comunidade Obra de Maria;• Animação Vocacional e• Mãe Rainha
Capelas: Além da Catedral de Santa Luzia, mantém em seu território paroquial as seguintes Capelas:
• Santuário do Coração de Jesus;• Santuário de Adoração ao Santíssimo, que abrange o Apostolado da Oração (102 anos);• Capela de São Vicente (1915), referência de civismo e cultura do povo de Mossoró, dedicada a São Vicente e Santo Antonio de Pádua;• Capela de Santa Teresinha, integrada ao complexo do Seminário Diocesano;• Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (1954), centro de devoção a Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, devoção às terças-feiras;
Capelas Privadas: • Colégio Diocesano Santa Luzia, dedicada à Padroeira de Mossoró;• Colégio Sagrado Coração de Maria, dedicada a São Francisco de Assis, Patrono da Ordem Religiosa.

Marcos Históricos:Três importantes conquistas coroam a caminhada da Igreja na terra de Santa Luzia.
• A reorganização administrativa da Paróquia de Santa Luzia a partir da década de 80, possibilitando responder aos desafios impostos por uma sociedade inquieta e secularizada.


• Missão 13 - Na esteira de preparação do Jubileu do ano 2000, surge importante projeto pastoral na Paróquia de Santa Luzia: Missão 13, fé, carisma, religiosidade popular. A comunidade paroquial unida em sua devoção a Padroeira numa linha de espiritualidade, testemunho, serviço e missão.

• O Semeador - outra resposta da Igreja de Mossoró aos desafios impostos pela tecnologia dos Meios de Comunicação Social. O Jornal O Semeador, como ferramenta de Evangelização anunciando, denunciando, questionando, celebrando.
Todo esse cenário de história e evangelização permeou a existência da Paróquia de Santa Luzia ao longo de mais de um século e meio de existência. É tempo de agradecer e renovar esperanças para uma nova etapa dessa caminhada de Igreja.
Com Santa Luzia, universalizando nossa fé, recriando nossa história, projetando nossa esperança no futuro de luz, testemunho e vida! Seja Deus a nossa força!

Jacy Gurgel Fernandes
PASCOM – Santa Luzia

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d