PARÓQUIA DE SANTA LUZIA 167 ANOS DE EVANGELIZAÇÃO

O dia 27 de outubro representa, para a Diocese de Mossoró, um marco de sua história religiosa: a criação da "Paróquia de Santa Luzia", nos idos de 1842. Recuando no tempo da semeadura da fé, como tudo começou: a construção de uma Capela "de pedra e cal", dedicada a Santa Luzia de Siracusa, em gratidão a uma graça alcançada por sua intercessão.
Em 1842, após 70 anos de devoção, a grande notícia divulgada pelo historiador Luís da Câmara Cascudo: a criação da Paróquia de Santa Luzia de Mossoró, desmembrada da Paróquia de Apodi.
Segundo registros históricos, a Petição de Fraga Júnior, encaminhada à Comissão de Negócios Eclesiásticos, tinha sido aprovada pela Assembléia Legislativa Provincial e sancionada pela Resolução nº 87, assinada por Dom Manoel de Assis Mascarenhas, Presidente da Província do Rio Grande do Norte. Assim foi criada a Freguesia de Santa Luzia de Mossoró, a 31ª em toda a Província e a 10ª das que surgiram no século XIX.

A nova Paróquia passou a ser administrada pelo Padre José Lopes da Silva, enquanto aguardava a nomeação do primeiro Vigário. Em 1884, tomou posse da 1ª Paróquia de Mossoró, o lendário Padre Antonio Joaquim Rodrigues, que governou a Igreja de Mossoró por longos 51 anos. 13 Sacerdotes o sucederam na administração paroquial de Santa Luzia. Dentre eles, alguns nomes sempre lembrados pelo povo de Mossoró: Padre Luís Ferreira Cunha da Mota (1926-1966); Monsenhor Huberto Bruennig (1966-1980). Sucedeu a Monsenhor Huberto o Monsenhor Américo Vespúcio Simonetti, em 1980.
Neste dia de louvor a Ação de Graças, há muito o que depositar no altar da Padroeira Santa Luzia. Hoje, um novo rosto de Igreja mostra os avanços pastorais nesta trajetória.
A Paróquia é dividida em quatro Áreas Paroquiais (com 14 Setores Missionários); conta com um Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) e uma Coordenação Paroquial implantada em 1981.
Grupos Pastorais
No campo específico da Evangelização atuam dez grupos distintos dos serviços de Igreja, envolvendo 250 Agentes de Pastoral:• Pastoral do Dízimo;• Pastoral do Batismo;• Catequese;• Crisma;• Comunicação;• Familiar;• Liturgia e • Juventude.• Bíblia;• Idosos;• Mulher;• Visitação

Associações, Comunidades e Serviços:
• Apostolado da Oração;• Legião de Maria;• Encontro de Casais com Cristo;• Renovação Carismática Católica;• Comunidade Boa Nova;• Comunidade Obra de Maria;• Animação Vocacional e• Mãe Rainha
Capelas: Além da Catedral de Santa Luzia, mantém em seu território paroquial as seguintes Capelas:
• Santuário do Coração de Jesus;• Santuário de Adoração ao Santíssimo, que abrange o Apostolado da Oração (102 anos);• Capela de São Vicente (1915), referência de civismo e cultura do povo de Mossoró, dedicada a São Vicente e Santo Antonio de Pádua;• Capela de Santa Teresinha, integrada ao complexo do Seminário Diocesano;• Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (1954), centro de devoção a Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, devoção às terças-feiras;
Capelas Privadas: • Colégio Diocesano Santa Luzia, dedicada à Padroeira de Mossoró;• Colégio Sagrado Coração de Maria, dedicada a São Francisco de Assis, Patrono da Ordem Religiosa.

Marcos Históricos:Três importantes conquistas coroam a caminhada da Igreja na terra de Santa Luzia.
• A reorganização administrativa da Paróquia de Santa Luzia a partir da década de 80, possibilitando responder aos desafios impostos por uma sociedade inquieta e secularizada.

• Missão 13 - Na esteira de preparação do Jubileu do ano 2000, surge importante projeto pastoral na Paróquia de Santa Luzia: Missão 13, fé, carisma, religiosidade popular. A comunidade paroquial unida em sua devoção a Padroeira numa linha de espiritualidade, testemunho, serviço e missão.

• O Semeador - outra resposta da Igreja de Mossoró aos desafios impostos pela tecnologia dos Meios de Comunicação Social. O Jornal O Semeador, como ferramenta de Evangelização anunciando, denunciando, questionando, celebrando.
Todo esse cenário de história e evangelização permeou a existência da Paróquia de Santa Luzia ao longo de mais de um século e meio de existência. É tempo de agradecer e renovar esperanças para uma nova etapa dessa caminhada de Igreja.
Com Santa Luzia, universalizando nossa fé, recriando nossa história, projetando nossa esperança no futuro de luz, testemunho e vida! Seja Deus a nossa força!

Jacy Gurgel Fernandes
PASCOM – Santa Luzia