PARÓQUIA DE SANTA LUZIA: 167 ANOS

Existem datas que não pertencem nem a religião e nem a grupos específicos: fazem parte da fé, da tradição e da memória de cada comunidade.

O dia 27 de outubro é uma delas, representa para a Diocese de Mossoró um marco de fé: a criação da Paróquia de Santa Luzia, nos idos de 1842.

Hoje, a comunidade católica de Mossoró sobe ao altar do Senhor para, aos pés de sua padroeira Santa Luzia, entoar um solene “Te Deum” pelo momento celebrativo.

167 anos de uma bonita história de fé, pelos caminhos da Evangelização, personagens que viveram e que a escreveram mergulham na noite dos tempos. Legado, porém, resgata a identidade carismática do testemunho de mais de um século e meio de nossa caminhada missionária, alimentando a fé e anunciando a Boa Nova do Reino!

Da humilde capelinha de pedra e cal, surgiu um importante edifício de fé, cujas torres esguias se projetam para o infinito em silenciosa e contínua oração!

Para registrar esse fato histórico, epopéia de fé e catequese continuada hoje pelos que trilham os caminhos da missão, vamos lembrar personagens, momentos, marcos históricos dessa longa trajetória!

A data que se comemora hoje baliza um renovado compromisso de Mossoró. Que a Santa Padroeira da Luz – Santa Luzia, continue a iluminar o chão de nossa história, favorecendo com bênçãos e graças o povo de Deus, que reescreve e constrói uma nova história: Vigários, Agentes de Pastoral, Movimentos, Poder Público, Comunidade, Povo devoto da Virgem de Siracusa.

Em tempos de secularização e novos desafios, o conteúdo da mensagem cristã, que é Jesus Cristo e seu Evangelho precisa chegar ao coração de todas as pessoas com novas estratégias e novo ardor missionário por toda a nossa vida na terá abençoada de Santa Luzia.

*Jacy Gurgel é da PASCOM Santa Luzia