PARÓQUIA DE SANTA LUZIA COMPLETA 167 ANOS

27 de OUTUBRO DE 2009

A história da Paróquia de Santa Luzia, tem seu início no dia 5 de agosto de 1772, quando foi autorizada a construção, no sitio Santa Luzia de propriedade do Sargento-mor Antônio de Souza Machado uma capela em honra a Virgem de Siracusa, para fazer cumprir uma promessa de sua esposa D. Rosa Fernandes.
A Capela foi construída de cal e pedra no mesmo local onde hoje encontramos a Catedral de Santa Luzia, no ano de 1772 e em 1773 já realizavam-se nela os primeiros batizados e sepultamentos.
Em 1779, a imagem da santa padroeira foi adquirida pelo valor de 24$600.
O Sr. Antônio Francisco Fraga Junior, enfrentando o protesto dos moradores de São Sebastião, que enviaram a Assembléia Legislativa uma petição contraria a criação da Paróquia de Santa Luzia, enviou, a 6 de outubro de 1840, nova petição, insistindo na necessidade da criação da pleiteada Paróquia.
O parecer da Comissão Eclesiástica provincial de 16 de outubro, foi favorável ao pleito dos mossoroenses e enviando-o à sua excelência Reverendíssima o Bispo de Pernambuco que se manifesta no dia 23 de novembro de 1841, de pleno acordo com os anseios do povo do arraial de Santa Luzia de Mossoró.
O Sr. Fraga Júnior, no decorrer do ano de 1842, reúne a documentação que comprovava as condições proposta pelo Bispo Diocesano encaminhando-as à Assembléia Legislativa.
No dia 27 de outubro de 1842, Dom Manuel de Assis Mascarenhas sancionou a Freguesia de Santa Luzia de Mossoró. A nova Freguesia ficou sendo regida pelo Padre José Antônio Lopes da Silveira.