PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ : 167 ANOS DE HISTÓRIA E EVANGELIZAÇÃO

Este ano celebramos 167 anos da criação da Paróquia de Santa Luzia de Mossoró. Uma data importante, pelo seu sentido histórico e pela sua missão evangelizadora nesses quase dois séculos de existência.

Na leitura da petição feita ao Bispo de Pernambuco, Dom João da Purificação Marques Perdigão, em setembro de 1839, tendo a frente o Sr. Antônio Francisco Fraga Júnior, percebemos que a justificativa para a criação da nova paróquia nasceu da necessidade de um trabalho evangelizador mais intenso.

O documento, que pode ser lido no livro “Paróquia de Santa Luzia, 150 anos” de autoria do Mons. Francisco de Sales Cavalcanti, retrata a dificuldade da assistência religiosa uma vez que a Capela de Santa Luzia pertencia à Freguesia de Apodi. Diz o documento: “A distância quinze léguas da Matriz da Vila do Apodi, a cuja Freguesia pertence àquela povoação, lhes ficam por esta distância e maus caminhos, máxime pelo inverno, assaz penosos os recursos espirituais, tendo sucedido já, pela demora deles, se finarem pessoas sem receberem esses alimentos que caracterizam o Cristão...” Sabia os habitantes do povoado que se a Capela de Luzia fosse elevada a condição de Matriz, com a criação da Paróquia, passaria a contar com a presença de um padre para atendê-los espiritualmente.

Mas foi somente no dia 27 de outubro de 1842, que os sonhos dos nossos antepassados tornaram-se realidade. Dom Manoel Assis Mascarenhas, sancionou a resolução nº 87, criando a Freguesia de Santa Luzia de Mossoró, cujo Artigo 1º determina: “Fica desmembrada da Freguesia do Apodi, e elevada à categoria de Matriz a Filial Capela de S. Luzia de Mossoró, conservando a mesma Fábrica e Guizamento que a Matriz de que é desmembrada”.

É interessante destacar alguns fatos curiosos na nova Paróquia. O povoado de Santa Luzia passa a ser Paróquia antes mesmo de ser Município. Seu primeiro vigário, o Pe. Antonio Joaquim, que pastoreou Mossoró por 51 anos, foi escolhido por concurso, ainda na condição de Diácono, e ordenado Padre, tomou posse em 1844.

Com o tempo a Paróquia de Santa Luzia passou a ser a sede da Diocese de Mossoró, foi desmembrada em outras Paróquias, tornando-se uma Paróquia com características urbanas. Está dividida em 4 Áreas Paroquiais e 14 Setores Missionários e tem cumprido sua missão de semear no meio do povo a semente do Evangelho.

Nós que fazemos parte da Paróquia de Santa Luzia temos uma certeza: não são apenas 167 anos de histórias, são 167 anos de EVANGELIZAÇÃO.

Fernando Leite
PASCOM – Paróquia de Santa Luzia