Réquiem por Monsenhor Américo Simonetti

A Providência Divina foi generosa com Monsenhor Américo Simonetti. Inicialmente o chamado ao Sacerdócio, Ministério que exerceu por 53 anos de uma longa vida. Sua chamada para o Reino do Pai aconteceu no Ano sacerdotal, mês missionário, sob as bênçãos de São Francisco de Assis e Santa Terezinha.
Segundo a cosmologia e teologia hebreicas, “A vida pára, sem que por isto cesse a existência de sombra no “Sheol”, lugar de silêncio, solidão que se converte em lugar intermédio de passagem, visitado por Jesus e que resgata os que crêem”. (1ª Pd. 3-19)
Tradições à parte, é hora de resgatar a memória e o testemunho de um padre dedicado, empreendedor, carismático e responsável por inúmeras iniciativas de trabalho e crescimento da igreja em Mossoró em âmbito diocesano.
Comunicador por excelência, seu trabalho pioneiro no caminho da evangelização foi fundação da Rádio Rural de Mossoró na década histórica de 1960. A palavra de Deus anunciada, discutida, ampliada pelas ondas de uma rádio séria, livre e soberana na audiência e no papel que representou como mídia.
No decorrer da década de 80, uma nova conquista: assumiu a Paróquia de Santa Luzia imprimindo um novo estilo de gerenciamento paroquial. O ponto principal foi a renovação da festa de Santa Luzia em mais de 200 anos de história. Dividu com os leigos a responsabilidade deste gerenciamento. Criou um tema de festa, um lema e posteriormente novas dimensões pastorais, litúrgicas e artísticas, dentre elas o Oratório de Santa Luzia.
No limiar do ano 2000, a implantação do grande projeto cultural “Missão 13”, momento forte de evangelização, espiritualidade e oração. Marcos de um trabalho de privilegiado alcance litúrgico e devoção à Padroeira de Mossoró, Santa Luzia. Ainda na linha de comunicação cristã o lançamento do jornal paroquial O Semeador.
É difícil colocar todas as conquistas pastorais e todo o trabalho desenvolvido por Monsenhor Américo Simonetti no espaço desta página. Não podemos empobrecer sua história de vida. Podemos sim, privilegia-la com sua homenagem que modestamente sugiro à Diocese de Santa Luzia.
A Instituição, por Decreto Diocesano, do “Dia do Clero Falecido”, celebração a ser feita de forma comunitária, rezando por todos aqueles que trabalharam no pastoreio desta igreja de Mossoró.
A celebração anual da “Memória Agradecida” aconteceria a cada 05 de outubro, às 18h, na Catedral de Santa Luzia, marcada por uma missa contando com a participação do Clero Secular, religioso, e de várias formas de vida da comunidade, de todos as forças vivas do povo, da Igreja e da sociedade em âmbito Diocesano.
Jacy Gurgel Fernandes.