Pular para o conteúdo principal

MONSENHOR AMÉRICO: O FILHO ILUSTRE DE LUZIA


Texto- Valéria Bulcão


Ás 4h30 da manhã, no dia 05 de outubro, a voz que tantas vezes se fez ouvir “Mossoró, com alegria, saúda Santa Luzia” se calou, no apartamento 101 do Hospital Wilson Rosado. Morre Monsenhor Américo Simonetti, aos 79 anos, vítima de câncer. Para anunciar à população essa notícia tão triste, os sinos da catedral e a Rádio Rural de Mossoró foram incumbidos de tamanha responsabilidade. Às cinco da manhã, o Vigário Geral da Diocese de Mossoró, padre Flávio Augusto, abre os microfones da Rural de Mossoró, rádio fundada pelo próprio monsenhor, para fazer ecoar o falecimento de Padre Américo. A cidade amanheceu com o hino de Santa Luzia tocado repetidamente pelas ondas da Rural: o filho ilustre de Santa Luzia teria descansado depois de uma longa e brava batalha contra o câncer. Da janela da Rádio, a catedral sempre imponente parecia frágil e solitária. Fez-se chorar através das badaladas de um sino triste e saudoso. O telefone da redação da Rural não parava de tocar de todas as partes do Brasil em busca da confirmação do falecimento de Monsenhor.
A cidade natal de padre Américo, Assú, pedia, nem que fosse por alguns minutos, a volta de seu filho padre. O cortejo fúnebre é recebido pelos moradores nas ruas com expressões de choro e saudade. O Padre da Educação e da Comunicação é recebido na sua primeira escola, ou seja, Educandário Nossa Senhora das Vitórias. Enquanto isso, através da Rural e dos diversos meios de comunicação, os mossoroenses vão realmente acreditando que o responsável pela grande Festa de Santa Luzia partiu para a Casa do Pai. Ninguém conseguia ficar em casa e todos lotavam a calçada da saudosa catedral para expressar o seu último adeus a Monsenhor. O cortejo fúnebre percorria as ruas de Mossoró e parava em pontos estratégicos que marcaram o sacerdócio de padre Américo. O caixão com o corpo de Mosenhor Américo chegou à Catedral não para celebrar, mas sim para ser celebrado por toda dedicação à Diocese de Mossoró. Foram 53 anos de sacerdócio e 30 desses dedicados à Paróquia de Santa Luzia. O povo chorou. O clero chorou. A cidade chorou. O filho ilustre de Luzia levou uma multidão às ruas numa despedida de gratidão, respeito e fé. Agora, o céu em festa canta: “o céu, com alegria, saúda o filho de Luzia”. Descanse em paz Monsenhor Américo Simonetti.
A Diocese convida todos para a missa de um mês de falecimento de Monsenhor Américo Simonetti. A missa será realizada hoje , 05 de novembro, às 17h, celebrada por Dom Mariano Manzana, na Catedral de Santa Luzia.

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d