MONSENHOR AMÉRICO: O FILHO ILUSTRE DE LUZIA

Texto- Valéria Bulcão

Ás 4h30 da manhã, no dia 05 de outubro, a voz que tantas vezes se fez ouvir “Mossoró, com alegria, saúda Santa Luzia” se calou, no apartamento 101 do Hospital Wilson Rosado. Morre Monsenhor Américo Simonetti, aos 79 anos, vítima de câncer. Para anunciar à população essa notícia tão triste, os sinos da catedral e a Rádio Rural de Mossoró foram incumbidos de tamanha responsabilidade. Às cinco da manhã, o Vigário Geral da Diocese de Mossoró, padre Flávio Augusto, abre os microfones da Rural de Mossoró, rádio fundada pelo próprio monsenhor, para fazer ecoar o falecimento de Padre Américo. A cidade amanheceu com o hino de Santa Luzia tocado repetidamente pelas ondas da Rural: o filho ilustre de Santa Luzia teria descansado depois de uma longa e brava batalha contra o câncer. Da janela da Rádio, a catedral sempre imponente parecia frágil e solitária. Fez-se chorar através das badaladas de um sino triste e saudoso. O telefone da redação da Rural não parava de tocar de todas as partes do Brasil em busca da confirmação do falecimento de Monsenhor.
A cidade natal de padre Américo, Assú, pedia, nem que fosse por alguns minutos, a volta de seu filho padre. O cortejo fúnebre é recebido pelos moradores nas ruas com expressões de choro e saudade. O Padre da Educação e da Comunicação é recebido na sua primeira escola, ou seja, Educandário Nossa Senhora das Vitórias. Enquanto isso, através da Rural e dos diversos meios de comunicação, os mossoroenses vão realmente acreditando que o responsável pela grande Festa de Santa Luzia partiu para a Casa do Pai. Ninguém conseguia ficar em casa e todos lotavam a calçada da saudosa catedral para expressar o seu último adeus a Monsenhor. O cortejo fúnebre percorria as ruas de Mossoró e parava em pontos estratégicos que marcaram o sacerdócio de padre Américo. O caixão com o corpo de Mosenhor Américo chegou à Catedral não para celebrar, mas sim para ser celebrado por toda dedicação à Diocese de Mossoró. Foram 53 anos de sacerdócio e 30 desses dedicados à Paróquia de Santa Luzia. O povo chorou. O clero chorou. A cidade chorou. O filho ilustre de Luzia levou uma multidão às ruas numa despedida de gratidão, respeito e fé. Agora, o céu em festa canta: “o céu, com alegria, saúda o filho de Luzia”. Descanse em paz Monsenhor Américo Simonetti.
A Diocese convida todos para a missa de um mês de falecimento de Monsenhor Américo Simonetti. A missa será realizada hoje , 05 de novembro, às 17h, celebrada por Dom Mariano Manzana, na Catedral de Santa Luzia.