ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pastoral da Criança organiza Semana de Oração e Ação pelas crianças e adolescentes do Brasil e do mundo


No próximo dia 20, a Pastoral da Criança em conjunto com a Rede Global de Religiões para as Crianças (GNRC) celebra o Dia da proclamação da Convenção sobre os Direitos da Criança. No mesmo período acontece também a Semana de Oração e Ação pelas crianças e adolescentes do Brasil e do mundo, que é realizada entre os dias 17 e 23 de novembro.
Como proposta, a Pastoral da Criança sugere que as famílias rezem a Oração Pela Criança, e promova liturgias inter-religiosas, com símbolos, luzes, velas, atos culturais, atividades nas escolas sobre a Convenção dos Direitos das Crianças, atividades nas praças com a participação das crianças e adolescentes, entre outros.
Simultaneamente, a Pastoral da Criança promove também uma mobilização nacional pelo direito ao registro civil de nascimento. “No Brasil ainda existem muitas pessoas sem esse documento. Com apoio das igrejas este quadro pode mudar”, frisa a Pastoral.

Oração pela criança
Senhor da Vida, que nossas crianças sejam como Vós o desejais!
Que nossa FÉ ajude a buscar mais dignidade e qualidade de vida para as crianças de nossa comunidade, cidade, do Brasil e do mundo.
Senhor, em muitos lugares a idolatria da riqueza é uma ameaça para a paz. Nosso planeta está cada vez mais explorado e poluído, e as crianças são as primeiras a sofrer quando o egoísmo toma conta do coração das pessoas. Dá-nos coragem para mudar esta história!
Ajudai-nos a lutar contra as causas que promovem o empobrecimento, a injustiça e a opressão das crianças e suas famílias. Dai-nos força para impedir que hoje meninas e meninos sejam explorados, forçados a trabalhar e envolver-se com drogas, dormir e acordar com fome e sede, não tenham escola para estudar, espaço seguro para brincar e morram por causas que podem ser prevenidas.
Queremos o bem-estar da criança e o respeito aos seus direitos. Vamos protegê-la durante toda a sua vida, que é sagrada. Que o Teu espírito nos ilumine para cuidar da criança desde o ventre da mãe, e garantir os seus direitos de cidadania. Que ela receba as vacinas e leite materno, alimentação adequada, água limpa, oportunidades para se desenvolver plenamente.
Senhor da Vida, junto com nossas crianças, em uma só voz, agradecemos todo o bem que foi feito por tantas pessoas de boa vontade. Nossa força está em TI, que nos leva a ação para construir um mundo no qual a criança possa ter vida, e vida em abundância!
Amém !