Plano de segurança da festa da padroeira é discutido

A segurança da Festa de Santa Luzia foi tema de um encontro que ocorreu ontem, na sede do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A reunião contou com a participação de representantes de órgãos ligados à segurança em Mossoró e ainda com representação da Paróquia de Santa Luzia.A reunião foi solicitada pela paróquia e se refere ao primeiro encontro deste ano entre as instituições parceiras na execução da festa da padroeira. A partir de agora, novos encontros mais específicos podem ser realizados, de acordo com as orientações prestadas, conforme informou o vigário-geral da Diocese, padre Flávio Augusto.Ele explicou que a ideia era reunir todos os órgãos responsáveis da cidade para garantir a efetivação dessa segurança, tanto o que diz respeito à orientação, quanto no que se refere à segurança propriamente dita. Além disso, Pe. Flávio mencionou que as orientações poderiam resultar em mudanças. "A ideia é garantir a melhor segurança possível", enfatizou o padre.Um dos integrantes da coordenação da festa, Antônio de Paula da Silva, comentou que a proposta é aproximar a festa da Catedral, deslocando o evento da Avenida Augusto Severo para a Avenida Dix-sept Rosado. Segundo ele, inicialmente, a proposta é de que os festejos se estendam até o cruzamento com a Rua Almino Afonso, mas o roteiro pode vir a se estender.De acordo com o capitão do 2º BPM, Maximiliano, durante o primeiro encontro o objetivo é de que os órgãos relacionados à segurança pudessem discutir como irão se posicionar. Ele afirma que a diferença deste ano quanto ao resgate da festa para as proximidades da Catedral tornará necessária a adequação das necessidades. Mesmo assim, o capitão considera que a aproximação facilitará a ação da polícia, tendo em vista a concentração do efetivo. "Com certeza a Polícia Militar vai garantir o efetivo como fez nos outros anos", mencionou.O tenente do Corpo de Bombeiros, Antônio Queiroz, ressaltou que a participação do órgão antes, durante e depois da festa é indispensável para garantir a segurança dos presentes, através da prevenção. De acordo com o tenente Queiroz, a ação do Corpo de Bombeiros é iniciada durante a elaboração da documentação, que consiste na apresentação de um projeto de prevenção a incêndios, tendo em vista que se trata de um acontecimento atípico que, mesmo ocorrendo apenas uma vez a cada ano, tem duração de vários dias.Entre os cuidados adotados pelo Corpo de Bombeiros, o tenente destacou o cumprimento das NBRs (Normas Brasileiras) específicas, como o dimensionamento de saídas de emergência. Isso porque, mesmo se tratando de um local aberto é necessário existir saídas por onde as pessoas possam se deslocar em situações de risco. Além disso, as normas estipulam ainda questões relacionadas à fiação elétrica.Mesmo com a municipalização do trânsito, o 2º Distrito de Policiamento Rodoviário Estadual (DPRE) vai continuar presente na execução da festa. Durante a reunião, o subcomandante do DPRE, tenente Flávio Rabelo, mencionou que o Estado não pode deixar de interceder nos grandes eventos. Ele afirma que todo o efetivo do DPRE vai estar empenhado no trabalho e que a ação do órgão não se resumirá ao local da festa, estendendo-se a toda circunscrição do evento. O tenente Rabelo considera que o trabalho se tornará melhor com a participação da Gerência de Trânsito no controle do tráfego e comenta que o trabalho será unificado. "Para que melhore ainda mais a sensação de segurança dos fiéis que participam da festa", menciona tenente Rabelo.
Fonte: Gazeta do Oeste

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui