Plano de segurança da festa da padroeira é discutido

A segurança da Festa de Santa Luzia foi tema de um encontro que ocorreu ontem, na sede do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A reunião contou com a participação de representantes de órgãos ligados à segurança em Mossoró e ainda com representação da Paróquia de Santa Luzia.A reunião foi solicitada pela paróquia e se refere ao primeiro encontro deste ano entre as instituições parceiras na execução da festa da padroeira. A partir de agora, novos encontros mais específicos podem ser realizados, de acordo com as orientações prestadas, conforme informou o vigário-geral da Diocese, padre Flávio Augusto.Ele explicou que a ideia era reunir todos os órgãos responsáveis da cidade para garantir a efetivação dessa segurança, tanto o que diz respeito à orientação, quanto no que se refere à segurança propriamente dita. Além disso, Pe. Flávio mencionou que as orientações poderiam resultar em mudanças. "A ideia é garantir a melhor segurança possível", enfatizou o padre.Um dos integrantes da coordenação da festa, Antônio de Paula da Silva, comentou que a proposta é aproximar a festa da Catedral, deslocando o evento da Avenida Augusto Severo para a Avenida Dix-sept Rosado. Segundo ele, inicialmente, a proposta é de que os festejos se estendam até o cruzamento com a Rua Almino Afonso, mas o roteiro pode vir a se estender.De acordo com o capitão do 2º BPM, Maximiliano, durante o primeiro encontro o objetivo é de que os órgãos relacionados à segurança pudessem discutir como irão se posicionar. Ele afirma que a diferença deste ano quanto ao resgate da festa para as proximidades da Catedral tornará necessária a adequação das necessidades. Mesmo assim, o capitão considera que a aproximação facilitará a ação da polícia, tendo em vista a concentração do efetivo. "Com certeza a Polícia Militar vai garantir o efetivo como fez nos outros anos", mencionou.O tenente do Corpo de Bombeiros, Antônio Queiroz, ressaltou que a participação do órgão antes, durante e depois da festa é indispensável para garantir a segurança dos presentes, através da prevenção. De acordo com o tenente Queiroz, a ação do Corpo de Bombeiros é iniciada durante a elaboração da documentação, que consiste na apresentação de um projeto de prevenção a incêndios, tendo em vista que se trata de um acontecimento atípico que, mesmo ocorrendo apenas uma vez a cada ano, tem duração de vários dias.Entre os cuidados adotados pelo Corpo de Bombeiros, o tenente destacou o cumprimento das NBRs (Normas Brasileiras) específicas, como o dimensionamento de saídas de emergência. Isso porque, mesmo se tratando de um local aberto é necessário existir saídas por onde as pessoas possam se deslocar em situações de risco. Além disso, as normas estipulam ainda questões relacionadas à fiação elétrica.Mesmo com a municipalização do trânsito, o 2º Distrito de Policiamento Rodoviário Estadual (DPRE) vai continuar presente na execução da festa. Durante a reunião, o subcomandante do DPRE, tenente Flávio Rabelo, mencionou que o Estado não pode deixar de interceder nos grandes eventos. Ele afirma que todo o efetivo do DPRE vai estar empenhado no trabalho e que a ação do órgão não se resumirá ao local da festa, estendendo-se a toda circunscrição do evento. O tenente Rabelo considera que o trabalho se tornará melhor com a participação da Gerência de Trânsito no controle do tráfego e comenta que o trabalho será unificado. "Para que melhore ainda mais a sensação de segurança dos fiéis que participam da festa", menciona tenente Rabelo.
Fonte: Gazeta do Oeste