ORATÓRIO DE SANTA LUZIA 2009

Cerca de 130 pessoas, entre 90 jovens de várias paróquias, começaram a encenar e contar a história da padroeira de Mossoró, ontem, às 21h, no tradicional Oratório de Santa Luzia. O espetáculo será apresentado no adro da catedral até o próximo dia 13 - dia da procissão -, com a direção do espetáculo do teatrólogo José Alberto Simonetti. Durante meses, os jovens das comunidades ensaiaram diariamente para poder contar para o público a vida da santa, através da peça ao ar livre. Segundo Fabrício Brito, da comissão organizadora da Diocese de Mossoró, o espetáculo que acontece após o novenário promete emocionar o público durante a semana. "Podemos esperar um show de luzes, cores e bastante música, além de surpresas que não podemos revelar. O Oratório de Santa Luzia ainda reserva muitas surpresas e emoção para todos os espectadores", afirma Fabrício Brito. A personagem principal do espetáculo será interpretada por Luzia Paiva, que conta toda a vida da Virgem de Siracusa. O Oratório de Santa Luzia, que faz parte da programação social da festa da padroeira, é patrocinado pela Cosern, através da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo. Entre as autoridades que prestigiaram o espetáculo, estavam a governadora Wilma de Faria e a Prefeita Fafá Rosado.
HISTÓRIA- Baseado nos escritos do historiador Geraldo Maia, o oratório conta a história de Santa Luzia, que viveu no final dos anos 300 da era cristã na cidade de Siracusa, região da Sicília, na Itália. Luzia era a única herdeira de uma família rica e nobre, que possuía uma fortuna e dezenas de escravos. Além de abastada, Luzia tinha lindos olhos verdes que encantavam os rapazes da região. Sua formosura despertou interesses em um jovem pagão que estava apaixonado por ela. O noivo, rejeitado pela jovem Luzia, usou o decreto imperial que previa a perseguição aos cristãos e, por vingança, a denunciou ao prefeito de Siracusa, Pascásio, que ainda ofereceu-lhe a opção de renunciar a Cristo e casar-se com o rapaz pagão. Para livrar-se do amor que seu noivo nutria, Luzia arrancou seus próprios olhos, renunciando a vaidade do corpo. A jovem foi decapitada no dia 13 de dezembro do ano 304.
Com "Retratos e canções", Nida Lida vence concurso.Terminou no domingo, 6, o concurso "A Mais Bela Voz", tendo como vencedora a cantora Nida Lira, com a música "Retratos e canções". Essa foi a primeira vitória da cantora após vários anos disputando o concurso. A premiação para o primeiro colocado é no valor de R$ 5.000,00.O segundo lugar ficou para Ninajara Fernandes, cantando "Lua que eu te dei", que será premiada com o valor de R$ 3.000,00. E o terceiro lugar é de Hermênia Costa, que interpretou a música "O que é que eu faço amanhã". Ela levará o prêmio equivalente a R$ 2.000,00.Além da premiação oficial, o público teve a oportunidade de escolher o seu artista preferido, através do telefone e da internet. O candidato eleito pelo público foi Júlio Cesar Fernandes, que foi contemplado com o valor de R$ 500,00.

Fonte: Jornal De Fato