PROCISSÃO DE SANTA LUZIA ATRAI CENTENAS DE MILHARES DE PESSOAS

Procissão de Santa Luzia deve reunir milhares de fiéis A programação da Festa de Santa Luzia 2009 chega ao seu ponto alto. Neste domingo, dia 13, os "filhos da luz" - como são conhecidos os devotos da padroeira - tomarão a Praça Vigário Antonio Joaquim e as ruas de Mossoró na tradicional procissão de Santa Luzia. A programação deste sábado, dia 12, também reserva momentos especiais. O show da cantora Joanna está previsto para iniciar logo após a apresentação do Oratório de Santa Luzia. Em seguida, por volta de 00h30, terá início a procissão noturna - Moto Romaria da Luz. O Pe. Flávio Augusto, Vigário-geral da Diocese e Coordenador da Festa, pede aos populares que enfeitem suas casas nos pontos por onde a procissão passará. Velas especiais foram confeccionadas e serão deixadas em cada um dos 13 pontos. Acolhida aos romeiros Os romeiros serão acolhidos no Ginásio da Escola Municipal Joaquim da Silveira Borges, onde uma equipe da acolhida os recepcionará com café da manhã e almoço. Os alimentos são doados pela população e órgãos como a CDL e Prefeitura de Mossoró. A preparação do almoço ficará por conta do Restaurante Travessia, de forma voluntária. Estão previstas caravanas de várias cidades do Rio Grande do Norte e também de estados vizinhos como o Ceará. No dia 13 serão celebradas sete missas. A tradicional procissão de Santa Luzia terá início às 17h. A estimativa, baseada em anos anteriores, é de que o público seja de 100 mil pessoas. O Vigário-geral da Diocese e coordenador da Festa, Pe. Flávio Augusto, convida todos os mossoroenses e visitantes a participarem da procissão. A cantora Joanna estará no patamar da Catedral aguardando a chegada da procissão, a artista cantará o hino popular de Santa Luzia.

O encerramento da festa contará com Benção do Santíssimo e descerramento das bandeiras, além da última apresentação do Oratório de Santa Luzia.

SONORIZAÇÃO - A Paróquia pede a todos que possuem carros de som a procurarem a secretaria da Catedral para se inscreverem e acompanharem o cortejo religioso. Além do público que acompanha a procissão, o número de pessoas que permanece nas esquinas esperando a passagem da Santa é grande. SEGURANÇA - Todo o trajeto contará com segurança da Polícia Militar e Polícia de Trânsito, além de ambulâncias. A comissão da Festa alerta aos pais que tenham cuidado com as crianças para evitar que elas se percam. Caso aconteça, uma equipe estará especialmente designada para localizar os pais ou responsáveis.

DIA DA PADROEIRA (13 de Dezembro)

00h – Cortejo cultural com os Filhos da Luz e show pirotécnico, na Catedral de Santa Luzia;

00h15 – Moto Romaria, saindo da Catedral de Mossoró, passando pela Capela de São Vicente (90 anos) e acendendo grandes velas em 13 pontos da cidade;

3h30 – Primeira Missa dos Romeiros e Moto-romeiros, presidida pelo Pe. Flávio Augusto;

5h – Segunda Missa dos Romeiros;

6h30 – Terceira Missa dos Romeiros;8h – Quarta Missa dos Romeiros;

10h – Missa solene da Festa, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana;

13h – Sexta Missa dos Romeiros;

15h – Sétima e última Missa dos Romeiros, na Pça. Vigário Antônio Joaquim, presidida pelo Pe. Eliseu;

17h – Procissão de Santa Luzia, percorrendo a Av. Dix-sept Rosado; Av. Dix-Neuf Rosado; Rua Marechal Deodoro; Rua Rodrigues Alves; Rua Melo Franco; Av. Augusto Severo; Rua Santos Dumont e Rua Idalino de Oliveira. Encerramento com Benção Solene.