PADRE SÁTIRO: 80 ANOS EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Primeiro, diante dele não há nenhum temor reverencial, mas um sentimento de fraternidade. Ele é igual. É gente como a gente. É um padre que acredita nos anjos e aprende todo dia lições de espiritualidade agostiniana. É um homem de paz e amigos aos quais é leal, é modesto como manda a sabedoria superior. É um dos maiores diretores que já conheceu o antigo Colégio dos Padres. Sátiro Cavalcanti é para mim um alumbramento. (Mestre Dorian Jorge Freire)

Azougue - Desde criança o sonho de ser padre?

Padre Sátiro - Não, de maneira nenhuma. O meu irmão, o ministro José Dantas, era o coroinha, era o vocacionado da minha casa. Antes do meu pai morrer, aos 42 anos de idade, ele reuniu a família e disse: respeitem a vocação de Dedé. Somente aos 14 anos, meu pai já falecido, eu comecei a me aproximar da igreja, a ter um contato mais amplo com o padre Caminha, isso em Pau dos Ferros. No ano 1942, eu disse que queria ser padre e somente a minha mãe e padre Caminha acreditaram e no dia 9 de fevereiro de 43, após uma exaustiva viagem de trem, cheguei em Mossoró e fui para o seminário. 15 anos depois eu passei a usar a batina.

Azougue - Como nasceu essa sua devoção por Santa Clara?

Padre Sátiro - O nascimento se deu via minha mãe, D.Erundina. Eu passei muito tempo na Itália e várias vezes fui à cidade de São Francisco, uma região bastante pobre e quando completei 25 anos de padre, eu fundei a Funsern, Fundação Sócio-Educativa do Rio Grande do Norte, que contava com uma escola, e minha mãe me perguntou: “ Por que você não consagra essa sua obra com o nome de Santa Clara”. Silenciosamente implantamos a pastoral de Santa Clara, houve o seu crescimento e veio a rádio FM Santa Clara e em seguida o mosteiro de Santa Clara.

Azougue - Pode me falar um pouco sobre Santa Clara?

Padre Sátiro - Claro e com muito prazer. Ela é do tempo de São Francisco, precisamente do século XIII, mais ou menos no ano 1225. Ela era de família nobre, bonita, vaidosa, de cabelos grandes. Ela deixou a condição de mulher da chamada elite para se dedicar à pobreza e para se tornar franciscana fugiu de casa, já que a sua família se posicionava contra os seus objetivos. Foi a responsável pela abertura do ramo feminino do francisquianismo e fundou o segundo ramo das Clarissas. Hoje, só no Brasil nós temos 17 mosteiros de Clarissas.

Azougue - Padre Sátiro e o Diocesano. Como seu deu essa união?

Padre Sátiro - Eu cheguei de Roma no dia 28 de novembro de 1955 e no outro dia fui nomeado secretário do colégio. A turma que estava fazendo exame final era a de Noguchi Rosado, de Laci Gadelha e me botaram para examinar a banca de inglês. Eles boataram logo: Epa, vamos tomar cuidado. Chegou um padre novo que tá lascando todo mundo na prova oral. No 9 de junho 1956 houve a inauguração deste, hoje, prédio onde está o Diocesano, num grande esforço do bispo dom João Costa e de uma maneira especial também de dom Eliseu e a força de vontade do monsenhor Sales. Havia um internato e eu fui designado para ser o seu diretor, para administrar 85 internos, dentre eles o hoje deputado estadual Elias Fernandes. O padre Sales renunciou à direção do colégio, ficando em seu lugar o monsenhor Raimundo, depois padre Luís Soares e em 1960, dom Eliseu, já me via com muita experiência e me nomeou diretor, onde estou até hoje.

Azougue - O que representa para o padre Sátiro o Colégio Diocesano Santa Luzia?

Padre Sátiro - Eu fui para Roma para atuar na ação católica e fiz curso até na Bélgica. Eu não era vocacionado para este setor. Só que me infiltrei neste universo e é o Diocesano, indiscutivelmente, um filho, aliás, uma ternura de filho. Mais da metade da minha vida está plantada aqui e se a rede particular de ensino caminha com dificuldade, basicamente em função da inadimplência, nós também caminhamos e vamos seguindo sempre em busca das soluções, o que, aliás, sempre as alcançamos.

Azougue - Muitas alegrias? Alguma em particular?

Padre Sátiro - Muitas, muitas mesmo, agora duas mexeram mais comigo. A primeira em 1976, na festa dos 75 anos do Colégio Diocesano, que foi algo extraordinariamente emocionante e depois, já nos anos 80, quando dom José Freire resolveu colocar os seminaristas para estudar no Diocesano. Foi muito interessante, pelo reconhecimento da seriedade do trabalho que desenvolvemos.

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023