OS 80 ANOS DE VIDA DE PADRE SÁTIRO

O dicionário explica que sátiro é algo mordaz ou cruelmente irônico. Já em Mossoró, a palavra ganha outro sentido. A expressão logo remete a uma das perosalidades locais mais conhecidas das últimas décadas- Padre Sátiro Cavalcanti Dantas. Hoje, a história dele confunde-se com muitas outras, como a da UERN, do Colégio Diocesano, Capela de São Vicente, FM Educativa Santa Clara, Fundação Sócio-Educativa do Rio Grande do Norte (FUNSERN) e diversas outras instituições e pessoas.

Nascido em 22 de janeiro de 1930, na cidade de Pau dos Ferros, Pe Sátiro ficou órfão aos 11 anos. Mesmo sendo considerada uma criança travessa, comilona e esperta, o ainda menino sentiu a vocação religiosa despertar aos 13 anos. "Nunca quis ser padre. Quem tinha esse desejo era Zé Dantas ( irmão). Quando decidi me tornar sacerdote, somente minha mãe e padre Caminha acreditaram. Minhas professoras diziam que eu era um menino inteligente e queria só os estudos e depois não seguiria", recordou.

Mordendo a própria língua e coçando a cabeça calva de quase 80 anos, ele relembrou que no dia 09 de fevereiro de 1943, após seguir viagem de trem, desembarcou na cidade de Mossoró junto com a mãe e os cinco irmãos. E no mesmo dia, Pe Sátiro ingressou no Seminário de Mossoró. Após alguns anos de dedicação aos estudos e a religião, o jovem seguiu para Fortaleza, depois Recife e por fim Roma, onde permanece por cinco anos, formou-se em Teologia e foi ordenado padre. Retornando à Mossoró. Ainda insatisfeito intelectualmente, Pe Sátiro, cursou Direito na Paraíba e entrou para a lista dos 125 bacharéis da família. Clã esse, que conta com um Ministro do Superior Tribunal de Justiça ( José Dantas) e dois desembargadores ( Licurgo e Expedito Dantas). E a fome pelo conhecimento fez o menino gago e danado de Pau dos Ferros se transformar numa referência do Estado do Rio Grande do Norte.

" Há uma coisa muito importante em minha vida. Eu sou velho na idade. Se bem que hoje em dia nem tem mais isso...Mas sou jovem no espírito. E a minha jovialidade do espírito que faz com que eu acompanhe todas as mudanças na área da educação, na igreja, na área da religião, na área social e na compreensão dos jovens..."

Fonte: Entrevista completa na revista Caleidoscópio do Curso de Comunicação da UERN