Carta do 13º Encontro Nacional de Presbíteros

( Foto tirada por Pe Ivonzéliton durante o Encontro)

1. Itaici – Indaiatuba (SP) –, local emblemático para a Igreja no Brasil, transformou-se de 03 a 09 de fevereiro de 2010, num grande cenáculo com 466 presbíteros vindos das Dioceses do Brasil, vários bispos e convidados, para celebrar o Jubileu de Prata de nossos Encontros Nacionais de Presbíteros, no contexto do Ano Sacerdotal, por ocasião do sesquicentenário da páscoa definitiva de São João Maria Vianney, o Cura d’Ars. É o 13º ENP com o lema místico e significativo para todos os que querem ser seguidores do Mestre: "Eu me consagro por eles" (Jo 17,19a). Nessa perspectiva de consagração, quisemos celebrar e fortalecer nossa comunhão presbiteral.
2. Às vezes, caro irmão, tem-se a impressão de que tudo já foi dito e, por isso, nossos Encontros Nacionais podem não apresentar o mesmo elã dos anteriores. O 13º ENP, porém, nos deu a alegria de percebermos o quanto podemos nos fortalecer entre nós presbíteros e, sobretudo, na missão eclesial, em profunda comunhão com nossos irmãos(ãs) leigos(as), com nossos pastores e com o sucessor de Pedro.
3. Nesses encontros nacionais, vivemos a oportunidade única de contemplar, em tempo e espaço tão curtos, uma variedade imensa do ser presbítero da Igreja no Brasil.
Da celebração do 13º ENP saímos mais convictos de que a nossa configuração a Cristo, Bom Pastor, permite-nos somar a nossa vida a d’Ele e dizer: "Eu me consagro por eles".
Presbíteros participantes do 13º ENP

Para refletir com o presbítério:

1. Como abrir nossas paróquias à missionariedade?
2. Quais as principais iniciativas de nossa Diocese no âmbito da pastoral presbiteral?
3. Qual a importância desse ano sacerdotal para nós e todo o povo de Deus?
4. Quais são os elementos constitutivos do sacerdócio elementar? Por quê?