PE IVONZÉLITON MANDA NOTÍCIAS DO 13 º ENCONTRO NACIONAL DE PRESBÍTEROS EM SÃO PAULO

O 13º Encontro Nacional de Presbíteros começou no dia hoje com o almoço, já somos mais de 500 padres de todas as regiões do Brasil. No período da tardea primeira conferência: Memórias da Caminhada: a passagem pelos ENPs, ministrada pelo Pe. Paulo Suess. Ele fez todo um resgate os encontros anteriores, expondo as razões e o contexto eclesial em que a igreja estava inserida e a influência desse contexto na escolha dos temas. Só para situar:

1 - 1985 - 1º ENP. - O presbítero na Igreja, povo de Deus, servidor do mundo.

2 - 1987 - Tema: Ser padre: novos desafios para uma vocação que permanece.

3 - 1989 - Ministério e fraternidade dos presbíteros numa igreja comunhão e missão: condução, organização e formação.

4 - 1992 - Tema: Os desafios da evangelização para os presbíteros hoje.Lema: Presbíteros, antendam aos sinais dos tempos.Lema: Presbíteros, antendam aos sinais dos tempos.

5 - 1994 - O presbítero no processo de urbanização

6 - 1996 - Tema: Presbítero: Missionário, profeta e pastor do mundo. Lema: REnovai o dom de Deus que há em ti.

7 - 1998 - Presbíteros rumo ao novo milênio.

8 - 2000 - Novo milênio, novo presbítero. Lema: Eis que faço nova todas as coisas.

9 - 2002 - Presbítero: pessoa e missão.Lema: Rvesti-vos do homem novo.

10 - 2004 - Tema: O presbítero no mundo globalizado.Lema: O que vimos e ouvimos, vos anunciamos (1 Jo 1,3)

11 - 2006 - Missionariedade e profetismo do Presbítero na igreja e no mundo à luz do Concílio Vaticano II.Lema: Retoma a conduta de outrora.

12 - 2008 - Presbítero: discipulo-missionário de Jesus Cristo na América Latina.Lema: Chamou-os para ter com eles e enviá-los em missão (Mc 3,13s)

13 - 2010 - 25 anos celebrando e fortalecendo a comunhão presbiteral.Lema: Eu me consagro por eles (Jo 17, 19s)

A missa foi presidida por Dom Esmeraldo, bispo de Santarem/PA)
O encontro acontece em um Mosteiro pertencente aos padres Jesuítas, na cidade de Idaiatuba/SP (Itaici) onde os bispos (CNBB) se reunem anualmente)

N.B. No sábado todos iremos concelebrar na basílica de Nossa Senhora Senhora Aparecida ( missa televisionada às 8h da manhâ).
Abraços e Deus abençoe...
Pe. Ivonzéliton Leite Nunes

O 13º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP), acontece de 3 a 9 de fevereiro, em Itaici, município de Indaiatuba (SP), reune mais de 500 sacerdotes das 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Este ano o encontro comemora os 25 anos do primeiro ENP.