ÚLTIMAS NOTÍCIAS

30 anos do assassinato de Dom Oscar Romero


Hoje dia 24 de março de 2010 transcorrerão 30 anos do assassinato do monsenhor Oscar Arnulfo Romero. Na ocasião, alguns teólogos de envergadura estarão presentes em El Salvador, para dar testemunho do não desaparecimento da “igreja dos pobres”. Entre outros, nas comemorações estarão presentes o peruano Gustavo Gutiérrez, o espanhol Xavier Alegre, o jesuíta Jon Sobrino, além dos teólogos José Comblin, Luís Carlos Susin e Maria Clara Luchetti.

Na opinião de Gutiérrez, “com Romero, o Evangelho de Jesus se faz história e leva a história além dela. Isso foi o que lhe custou a vida”. Jon Sobrinho, por sua vez, asseverou que “a Romero foi concedido ver’ o povo, e a seu Deus, em sua realidade mais profunda”.
Monsenhor Oscar Arnulfo Romero foi assassinado pelo esquadrão da morte, em 24 de março de 1980, no contexto da cruenta guerra civil que viveu este país centro-americano.
Cada ano centenas de pessoas visitam a cripta do conhecido “hospitalito” de enfermos terminais onde Romero foi assassinado, e visitam o museu em sua honra, que exibe objetos pessoais, livros e a vestimenta que usava na tarde do crime.
As atividades de comemoração começaram em agosto do ano passado, a propósito do 92º aniversário do pastor. Para este mês de março, a Fundação Monsenhor Romero anunciou uma série de atividades litúrgicas, teológico-pastorais, de difusão de seu pensamento, artísticas, culturais e outras dirigidas à juventude.
“Monsenhor Romero, esperança das vítimas” é o lema do evento, os quais incluem a emissão de selo postal com a imagem do mártir cristão, a difusão de uma novela radiofônica, a exibição de materiais cinematográficos e a tradicional Vigília da Luz.