FIÉIS DE ALEXANDRIA RENDEM HOMENAGEM À PADRE NETO

No dia 28 de Março de 1966, uma Segunda-feira às 18 horas, exatamente na hora do Angelus no Sítio Tatu Gordo, município de Rafael Godeiro nascia mais um Padre para a Diocese de Santa Luzia de Mossoró, o mesmo passou a se chamar ANTONIO ARAÚJO DE OLIVEIRA NETO, nome dado em homenagem ao seu vô parterno. Sendo o sétimo filho do Casal João Fernandes de Araújo e Adalgiza Martins de Oliveira. Desta união nasceram também: Maria de Fátima Araújo, Maria José Araújo, Francisco Araújo de Oliveira, José Carlos de Araújo, Maria da Paz Araújo, Maria Bernadete de Araújo e Paulo Sérgio de Araújo.
Como era costume na época o menino ANTONIO NETO foi batizado nos primeiro 30 dias de vida, tendo como padrinhos Lourival Rocha e Rosinete Dantas Rocha, a cerimônia aconteceu na Matriz de Nossa Senhora das Dores na cidade de Patu, haja vista que a comunidade Tatu Gordo pertence aquela Paróquia.
Antonio Neto teve alguns problemas de saúde na primeira infância e sua mãe sendo muito católica e devota de São Francisco fez uma promessa, se o menino ficasse bom o levaria ao Canindé trajado de São Francisco e tendo sido valida no seu voto, quando Antonio Neto tinha 5 anos de idade cumpriu a promessa e foi para o Canindé como havia prometido, o interessante que o menino Antonio Neto dizia sempre mamãe me dê meu atraje.
Antonio Neto cresceu numa família numerosa, mas sua irmã Maria.de Fátima sempre foi a sua babá é tanto que ele sempre a tratou carinhosamente por ACA e mesmo quando sua mãe se ausentava ele não sentia tanta falta como na ausência da irmã.
Aos sete anos de idade começou a estudar no Sítio onde morava e teve como primeira professora a Senhora Luzia de Paiva Medeiros, segundo a mesma Antonio Neto sempre foi diferente dos demais colegas, era obediente e acima de tudo inteligente. Para a professora Luizia a vocação de Antonio Neto não foi surpresa.
Fez sua primeira Eucaristia na Capela de Santo Antonio dos Pobres na cidade de Rafael Godeiro.
Após concluir o primário (primeiras series do ensino fundamental) foi estudar na cidade de Rafael Godeiro na Escola Estadual Professor Raimundo Nonato de Lima, isso nos anos de 80, 81, 82 e 83, quando concluiu o primeiro grau. Sendo filho de agricultores sempre trabalhou na roça e na seca de 1982/1983 foi alistado na emergência trabalhando no Sítio Teixeira município de Umarizal. Todos os dias ia de bicicleta para o trabalho e quando chegava a tarde em casa tomava banho, jantava e ia para aula na cidade de Rafael Godeiro juntamente com seu irmão João Maria também de bicicleta, pois tendo transporte escolar não podiam andar no mesmo por serem adversários políticos do Prefeito da época.
Dona Adalgiza sua mãe sempre sonhou em ter um filho Padre e uma filha Freira, mas nunca comentou com nenhum dos filhos para não influencia-los na decisão. Quando o jovem Antonio Neto conclui o primeiro grau chega para a mãe e manifesta o desejo de ser padre. No impulso da alegria sua mãe o leva a Paróquia de Patu para conversar com o Padre Silvano e o Padre pergunta ao jovem se o mesmo queria ser padre ou estudar numa escola de qualidade. A resposta foi rápida e eficaz quando disse querer na verdade ser padre.
Estudou nos Seminários de Açu, Recife e João Pessoa e no dia 19 de Junho de 1994 foi ordenado padre na Capela de Santo Antonio dos Pobres na cidade de Rafael Godeiro.
Celebrou sua primeira missa no dia 05 de Julho de 1994 na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição na cidade de Martins, onde lá permaneceu por seis meses como Padre Cooperador, pois Padre Walter estava fazendo tratamento de saúde.
Depois destes seis meses a frente da Paróquia de Martins foi convocado para assumir a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus na cidade de Umarizal onde durante 12 anos trabalhou e fez grandes amizades.
Padre Neto sempre foi muito família e isso lhe trouxe sofrimento pela perda do seu inesquecível Pai o Senhor João Fernandes de Araújo. Existem inúmeras paixões na vida do nosso padre mas duas são visíveis que é por JEEP e RURAL.
No dia 25 de Janeiro de 2007, tomou posse como Padre da nossa Paróquia onde hoje desenvolve um trabalho inovador e de qualidade.
Padre Neto é um homem muito sincero e acima de tudo humilde e corajoso, pois é capaz de reconhecer os seus erros e pedir desculpas quando necessário. Isso o torna um Pastor firme e íntegro na caminhada rumo ao céu.
As perdas muitas vezes são irreparáveis e uma das maiores que Padre Neto teve foi a morte do grande amigo, companheiro e filho Antonio, que durante 14 anos foi o seu companheiro das horas de alegria e tristeza.
Hoje a Paróquia de Alexandria se alegra e homenageia o nosso Padre Antonio Araújo de Oliveira Neto, manifesta a nossa alegria e o nosso contentamento em tê-lo em nosso meio.

PARABÉNS PADRE NETO QUE DEUS TE ABENÇOE HOJE E SEMPRE.