BENDITA ENTRE AS MULHERES

Em maio ganha destaque a figura de Maria de Nazaré, mãe de Jesus. Quem é essa que a Igreja proclama e venera como bendita entre todas as mulheres? O que ela nos diz sobre o mistério de Deus, da vida, do ser humano homem e mulher?
A teologia hoje trata de fazer uma releitura de Maria, de acordo com as exigências de nosso tempo. Essa releitura dá testemunho, sobretudo, do momento privilegiado que vive a humanidade inteira com o despertar da consciência histórica da mulher.
Mãe e Nossa Senhora - Maria não é somente a encantada e suave mãe de Jesus, mas também a trabalhadora na colheita do Reino, membro ativo do movimento dos pobres criado por seu filho, Jesus de Nazaré.
Maria é a mãe de Deus, figura e símbolo do povo que crê e experimenta essa chegada de Deus que agora pertence à raça humana. Essa mesma que chamamos Mãe e Nossa Senhora é, porém, a pobre e obscura mulher de Nazaré, mãe do carpinteiro condenado à morte. Depois do título de glória e as luxuosas imagens com que a piedade tradicional a representa, Maria ensina a maternidade como serviço, inspiração para a Igreja que deseja ser servidora dos pobres, para quem a encarnação de Jesus em Maria traz a boa nova da libertação.

Maria Clara Lucchetti Bingemer - Teóloga Leiga - escreve para a revista Família Cristã