ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Congresso em Montes Claros debate a realidade amazônica


Será realizado o 3º Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra, em Montes Claros (MG), do dia 17 a 21 de maio. Com o tema "Biomas, territórios e diversidade camponesa" e o lema "No clamor dos povos da terra, a memória e a resistência em defesa da vida!".
Serão cerca de mil pessoas entre agentes e trabalhadores rurais. O objetivo do congresso é ouvir e entender as reais demandas desses trabalhadores, o anseio do campo e a partir disso, fazer o planejamento da CPT por mais quatro anos.
Do Pará sairá uma comitiva de 45 pessoas entre agentes da CPT e convidados como trabalhadores rurais, quilombolas, ribeirinhos e comitê Dorothy.
Serão montadas tendas por biomas - Pantanal, Mata Atlântica, Pampa - cada tenda terá grupos das grandes regiões responsáveis em fazer a exposição dos temas. A coordenadora da CPT Norte 2, Jane Silva, falou sobre a escolha da comissão. "Aqui nós escolhemos a mineração, então a tenda do bioma amazônico que envolve a região do Pará vai refletir como é que a mineração está impactando essa grande região que vai do Amapá até o Mato Grosso. Então nós vamos levar as experiências que a gente vive no campo".
Todos os participantes passarão por todas as tendas para entender o que cada grupo está sofrendo para, na plenária do congresso, decidir quais são necessidades mais urgentes.
O representante da Pastoral da Terra da Diocese de Mossoró, Antonio Nilton Bezerra Júnior, participa do evento.