Helder - um outro sonho: "pobres evangelizando pobres"

A idéia surgiu em 1969... "Apressemo-nos na obra de Evangelização", dizia Dom Helder... E daí a imaginar um movimento no qual essa urgência fosse partilhada entre irmãos de um mesmo bairro, de uma mesma área, com sofrimentos e linguagens comuns, foi um passo ligeiro. Surgia o belo movimento ENCONTRO DE IRMÃOS, no qual "os pobres evangelizavam os pobres" e que estava em acordo com o clima de renovação que vivia a Igreja Católica no mundo. Quase todas as paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife aceitaram o Movimento que surgia, facilitando a formação de grupos, identificando líderes, chegando a contar, já em 1970, com cerca de 75.000 pessoas, tanto da área rural, como da área urbana. O sucesso do Movimento foi tamanho que outras dioceses do Nordeste começaram a experimentá-lo em suas áreas de ação, sobretudo porque o rádio era o grande instrumento de comunicação e mobilização usado em Olinda e Recife e seu poder de abrangência chegava longe, dando uma rápida divulgação do trabalho. O "Encontro de Irmãos" atuava nas bases, ajudando o povo a se organizar, a entender seus direitos à luz do Evangelho. Era uma ótica nova na Igreja que calava fundo no coração dos homens e promovia a transformação social. No dia-a-dia, o Movimento se desenvolvia através da animação e organização popular, com uma estrutura simples, construída de forma democrática. Todos os grupos estavam ligados à Pastoral Popular Urbana da Arquidiocese e fazia parte dos trabalhos realizados junto às populações mais pobres ...A vida do povo, suas carências, eram o foco da ação evangelizadora e libertadora do Movimento. Foram, não.... são ainda, nos muitos grupos que permaneceram, mesmo depois do afastamento do seu Arcebispo e que, até os dias de agora, cumprem seu papel no meio dos pobres, na alegria e na busca da liberdade e da ação. Talvez tenha sido esta a mais rica e mais conhecida obra de Dom Helder Câmara, embrião das futuras Comunidades Eclesiais de Base - CEBs, que viriam a frutificar no mesmo terreno onde o Encontro de Irmãos cumpriu e cumpre tão bem o seu papel.

Palavras do Profeta
"Por que,