CNBB avalia Campanha da Fraternidade-2010

O Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep) avaliou, nesta terça-feira, 22, a Campanha da Fraternidade Ecumênica, realizada neste ano com o tema "Economia e vida" e o lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro". Pela terceira vez, a Campanha foi realizada de forma ecumênica sob a coordenação do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).

Segundo o secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre José Adalberto Vanzella, a Campanha atingiu seus objetivos, mas é necessário que as dioceses e paróquia melhorem o planejamento para a realização da Campanha. "Sobre o planejamento na realização da Campanha da Fraternidade, já houve uma melhora em relação ao ano passado, mas é preciso aperfeiçoar ainda mais, definindo melhor os objetivos e as ações da campanha e dos agentes", disse padre Vanzella.
O vice-presidente da CNBB, dom Luiz Soares Vieira, disse que esta Campanha ajudou as pessoas e as comunidades a desenvolverem o sentido crítico em relação ao uso do dinheiro e dos bens materiais.
Os responsáveis pela Campanha nos Regionais da CNBB também participam da reunião de avaliação da CF, além dos secretários regionais e assessores da CNBB.
"A Campanha da Fraternidade Ecumênica foi um gesto genuinamente cristão", disse o cientista político, Tony Welliton da Silva Vilhena, do Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs. "Com esta Campanha a CNBB deu um exemplo de como se constroem relações ecumênicas", acrescentou.
Além de avaliar a CF-2010, o Consep escolherá o cartaz da Campanha do ano que vem cujo tema é Fraternidade e a vida no planeta com o lema A criação geme em dores de parto. Os bispos escolherão, ainda, o tema da Campanha de 2012.
Fonte: CNBB.org.br