FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS EM MOSSORÓ

POR QUE NÃO HÁ UM DIA FIXO PARA A FESTA DO CORAÇÃO DE JESUS?

No próximo dia 11 de junho a Igreja celebra a Festa do Sagrado Coração de Jesus. Na Paróquia de Santa Luzia haverá um tríduo preparatório no Santuário do Coração de Jesus.A pergunta que usamos como título desta matéria surgir numa reunião, quando alguém falou que não entendia porque a Festa às vezes era celebrada em maio, outras em junho.A Festa do Coração de Jesus é uma das festas móveis da Igreja, ou seja, ela não tem data fixa para ser celebrada. Seu dia está em função da Páscoa, que tem sua data fixada usando como referencia o calendário lunar (judaico) e adaptadas ao nosso calendário (gregoriano). Assim, estabelecida o dia da Páscoa (que para nós acontece sempre entre 22 de março e 25 de abril), todas as outras festas móveis o acompanham.No caso do Coração de Jesus ela deve ser celebrada na sexta-feira da semana subseqüente da Festa de Corpus Christi que por sua vez é realizada na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade, de acordo com a determinação do Papa Pio X que instituiu a Festa do Sagrado Coração para toda a Igreja no dia 23 de agosto de 1856.Com a Festa do Coração de Jesus encerra-se as grandes festas da Igreja: Páscoa, Ascensão, Pentecoste, Santíssima Trindade e Corpus Christi.