A Pastoral Carcerária – presença de Cristo e de sua Igreja no mundo dos cárceres

A Pastoral Carcerária de Mossoró, do Projeto São Pedro e São Paulo, Abolição II, tem como missão abrir portões pesados e celas para levar a palavra de Deus em uma realidade complexa e dolorosa. São 31 anos rompendo cadeados de corações amargurados, cheios de culpas, muitos arrependidos, outros nem tanto, mas todos filhos de Deus. Conheça essa obra de misericórdia de Irmã Ellen, agentes de pastoral e voluntários.

Por trás da dureza das celas e de corações de muitos apenados, em Mossoró, existem seres humanos arrependidos e esperando uma palavra de fé e de expectativa de um mundo melhor. Quando os portões das penitenciárias, delegacias e cadeias se abrem para a Pastoral Carcerária na figura de Irmã Ellen, seus agentes de pastorais e voluntários muitos presidiários sentem a presença de Cristo e de sua Igreja. Há 31 anos os membros do Projeto São Pedro e São Paulo, Pastoral Carcerária de Mossoró, Abolição II, buscam responder à necessidade do encarcerado, priorizando sempre a defesa intransigente de sua vida e de sua integridade física e moral.
Segundo a fundadora do projeto, Liselotte Elfriede Scherzinger, mais conhecida como Irmã Ellen, o trabalho visa tentar reabilitar o preso na sociedade, numa promoção de paz e justiça. “Tentamos amenizar o sofrimento dos presos, aquele sofrimento que não faz parte da punição oficial, mas consequência da pobreza e do abandono”, relata Irmã Ellen. Ela explica que a pastoral faz algo maior que visitar a cadeia, ou
seja, serve de canal entre os presos e seus familiares, advogados e muitas vezes a própria instituição. “Somos luz para quem acha que ela não existe mais”, afirma.
Alicerçados na força que o Evangelho dá, os agentes de pastoral não hesitam em defender os irmãos presos contra maus tratos ou abandono pelo Estado e pela sociedade nas áreas de assistência social e no encaminhamento dos egressos. A  Pastoral Carcerária participa também de atividades organizadas pelas autoridades das secretarias de Justiça, Cidadania e Segurança Pública, que tratam da questão prisional.
Uma das grandes lutas da pastoral, segundo Irmã Ellen, é para que mais pessoas se interessem e participem da Pastoral. Mais informações sobre a Pastoral Carcerária pelo telefone (84) 3318.2011

Matéria do Jorna A Luz ( edição de Julho)