Área Pastoral de Nossa Senhora de Fátima comemora a Semana Nacional da Família

Com o tema "Família, formadora de valores humanos e cristãos", a Igreja Católica comemora a Semana Nacional da Família, iniciada no domingo passado, 8 de agosto. Na Área Pastoral de Nossa Senhora de Fátima, uma programação especial está sendo desenvolvida até o próximo domingo, 15 de agosto, conforme informou o pároco da igreja, Severino Claudino."O objetivo é fazer com que as famílias se encontrem como família", diz o sacerdote, ressaltando a importância de um encontro mediante a oração, tendo em vista que, em decorrência das inúmeras atividades do dia a dia as famílias não têm mais tempo de se reunir. "É claro que quando esse reunir-se ocorre sob a palavra de Deus esse reunir-se é mais fácil", destaca o padre.

Para incentivar os encontros familiares, na referida área pastoral as atividades normais estão suspensas e uma nova programação voltada para a família foi elaborada.
No sábado, às 19h, será celebrada uma missa em ação de graças, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima. A cerimônia traz como tema "Agradecer a Deus pela família que temos e pela família que queremos ter" e contará coma participação do coral infantil, como forma de mostrar que os pequenos também fazem parte da família. Pe. Severino Claudino informa que, após a missa, haverá uma seresta.
Já no domingo, às 16h, no Centro Catequético Dom Gentil, será realizado o Chá da Terceira Idade. O sacerdote lembra que o conceito de família é bíblico. "Uma família é a união de um homem e uma mulher que dão origem à formação de filhos", explica o padre, acrescentando que essa família deve buscar na unidade viver a vocação cristã.
Ele menciona ainda que é na família que se encontram os laços de fidelidade e perdão, laços que não podem ser diminuídos. O padre comenta que hoje existe uma série de uniões instáveis que não podem ser consideradas como sendo uma família.
Com relação aos casos expostos na mídia envolvendo desgraças ocasionadas por familiares, o padre comenta: "Tudo isso é doloroso para a realidade familiar". Para ele, essa violência pode ser ocasionada pela falta de oportunidade e é necessário observar onde está a desestruturação. "A gente precisa muito ver as raízes", diz o padre.

Fonte: Gazeta do Oeste