PASTORAL FAMILIAR NAS ONDAS DO RÁDIO

Programa Benção da Família da Pastoral Familiar

Acontece um encontro especial de dois corações. Essas vidas se enamoram e chega o momento em que ambos percebem que têm diante de si um alguém com quem querem partilhar a vida toda. É com esse propósito que um casal chega ao altar para receber o Sacramento do Matrimônio.

É desígnio de Deus que um homem se case com uma mulher e com ela forme uma só carne. Pela unidade do amor de Deus, os dois passam a ser como que uma só pessoa. São, a partir do sacramento, duas pessoas, plenificadas pela presença de Deus, para viverem em unidade. Se o casamento não for uma unidade, ele não estará de acordo com a vontade de Deus, e o casal não poderá ser feliz.
Só é possível entender bem o mistério do casamento à luz da Aliança de Deus com a humanidade, desde Adão, até a nova e eterna Aliança de Cristo com a Igreja. O matrimônio cristão tem estas três características: Indissolubilidade, Fidelidade e Fecundidade, exatamente porque essas são as características do amor de Cristo para com a Igreja. É uma Aliança indissolúvel, eterna, celebrada uma vez para sempre no sangue do Cordeiro.
Conforme o número 1641 do Catecismo da Igreja Católica (CIC), Cristo é a fonte desta graça. «Assim como outrora Deus veio ao encontro do seu povo com uma aliança de amor e fidelidade, assim agora o Salvador dos homens e Esposo da Igreja vem ao encontro dos esposos cristãos com o sacramento do Matrimónio» (GS 48, § 2). Fica com eles, dá-lhes a coragem de O seguirem tomando sobre si a sua cruz, de se levantarem depois das quedas, de se perdoarem mutuamente, de levarem o fardo um do outro (Cf. Gal 6, 2), de serem «submissos um ao outro no temor de Cristo» (Ef 5, 22) e de se amarem com um amor sobrenatural, delicado e fecundo.
É no amor do casal que tem origem a família. De acordo com o Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador, Padre Alex Siqueira, a família é a célula-mãe da sociedade, que constitui a base do ser Igreja.
— O casal que constitui família é fundamental para cumprir um projeto querido e amado por Deus, de transmissão e vivência dos valores evangélicos. Família bem estruturada faz com q a Igreja se desenvolva, lembra o Sacerdote.
Para Meybel Correia Rodrigues Alves e José Benedito Alves Junior, casados há 12 anos, pais de 4 filhos, ser um casal católico é uma grande graça.
— É um desafio ser casado no mundo de hoje, mas também é uma graça poder testemunhar que é possível assumir um compromisso definitivo. Não um relacionamento passageiro e inconstante, mas um viver contínuo de maturidade, por meio do qual os dois crescem juntos, se perdoando e amando, partilhou José Junior.
O amor do casal é fecundo. Gera vidas. Ciente dessa vocação, o casal cristão busca a consciência de que tem como missão gerar filhos para o céu. Mais do que oferecer os melhores colégios e cursos, a melhor formação intelectual, é dever dos pais a transmissão dos valores evangélicos e da fé para os filhos.
 Ao assumir o sacramento do matrimônio, que é a minha vocação, Deus me confiou filhos. Entendo que é minha missão não só criar uma estrutura material para uma vida saudável e equilibrada para eles, no futuro, construindo assim uma sociedade melhor, como também fornecer e testemunhar um alicerce espiritual, de fé. Deus me dá a missão de formar meus filhos e a consciência de que um dia vou devolvê-los para Ele. Quero ter cada um no céu. Se isso acontecer, terei cumprido o meu papel, disse Meybel.
— Se cada um, dentro da família, não assumir o seu papel, o crescimento dos filhos fica comprometido. Eu preciso estar em Deus e me deixar guiar totalmente por Deus para discernir como educá-los, sobretudo com meu exemplo de vida, concluiu José Junior.

Programa- Benção da Família da Pastoral Familiar da Diocese de Mossoró
Dia-        Todo sábado
Horário-  6h30 às 7h30
Veículo-  FM 105