Arcebispo de SP vem a Natal agradecer graça

O arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, passa três dias no Rio Grande, numa visita discreta. Segundo fontes da Igreja Católica, Dom Odilo Scherer vem agradecer uma graça alcançada pela intersecção dos Mártires de Cunhau e Uruaçu.

Dom Odilo Scherer chega em Natal às 14 horas de amanhã e, no dia seguinte, pela manhã, celebra uma missa em Cunhaú, localidade de um antigo engenho no atual município de Canguaretama, na região do Litoral-Agreste, onde fieis católicos foram massacrados por holandeses calvinistas em 1645.
Em Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, Dom Scherer participa de duas celebrações, a primeira começa às 16 horas e a segunda no começo da noite.
Dom Odilo Scherer foi o relator do processo de escolha do mártir Mateus Moreira, como padroeiro dos ministros da Eucaristia no Brasil, o que ocorre em dezembro de 2005 pela CNBB. Mateus Moreira é um dos 30 mártires, beatificados pelo Papa João Paulo II em 5 de março de 2000.
Na sexta-feira, dia 10, Dom Scherer visita o santuário de Santa Rita de Cássia, na cidade de Santa Cruz, na região do Trairi. “Ele passa o dia todo por lá, mas não queria divulgação, porque veio aqui só rezar”, chegou a dizer essa fonte do clero do Estado.
A presença do cardeal Odilon Scherer no Rio Grande do Norte não consta, inclusive, na sua agenda que está no site da Arquidiocese de São Paulo na internet.
Em todas essas ocasiões, Dom Scherer vai estar acompanhado do Arcebispo Metropolitano, Dom Matias Patrício de Macedo, que ainda deverá viajar a Jaboatão (PE) para participar da 45ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 2, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que vai do dia 9 até o dia 12, na Colônia dos Padres Salesianos.
A Assembleia vai focar as Santas Missões Populares, uma vez que o Regional permanece em “estado de missão”, como ficou definido nas assembleias anteriores. “O tema será ‘Na tríplice missão da Igreja: a liturgia’, tratado à luz do lema: ‘Celebrar a vida e a missão em comunidade”.
O Regional Nordeste 2 é formado por 21 Arquidioceses e Dioceses dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Fonte: Tribuna do Norte