Liturgia é tema da Assembleia do Regional Nordeste 2

Termina neste domingo, 12, a 45ª Assembleia Pastoral Regional do Nordeste 2 da CNBB (Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas), que acontece na Colônia Salesiana, em Jaboatão (PE). A reunião começou na quinta-feira, 9, e tem como tema “Na tríplice missão da Igreja: A Liturgia”, e como lema “Celebrar a Vida e a missão em comunidade”.
O bispo da diocese de Floresta (PE), dom Adriano Ciocca Vasino, falou sobre as expectativas e propostas de trabalho para a Assembléia. “Cabe a nós viver da melhor maneira possível esses dias porque eles são sementes, que, se conseguirmos levar para nossas dioceses, talvez consigamos colher bons frutos”, afirmou.
Dom Adriano recordou também a caminhada do Regional desde 2005, quando foi assumido o compromisso com as Santas Missões Populares, passando por 2008, quando foi dada maior atenção ao missionário, novo sujeito eclesial surgido devido ao sucesso das Santas Missões Populares, até 2009, quando teve início o aprofundamento da Tríplice Missão da Igreja, com foco na Palavra de Deus. Este ano será dado continuidade a esse aprofundamento, refletindo desta vez a Liturgia, com enfoque nos Sacramentos.
O bispo de Floresta relembrou ainda o compromisso firmado com as missões na Amazônia, onde recentemente alguns bispos, dentre os quais o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, estiveram presentes em uma visita para conhecer a realidade dos brasileiros que vivem ao norte e os desafios da missão nesta região do país. O nosso bispo, Dom Mariano Manzana, vigário geral, Padre Flávio Augusto e agentes de pastorais participaram da Assembléia.

Fonte: Assessoria de Imprensa NE2