Pular para o conteúdo principal

Mês da Bíblia: A Palavra está sempre ao alcance da mão e do coração de quem segue a Deus


O Mês da Bíblia surgiu há 39 anos [1971] por ocasião do 50º aniversário da Arquidiocese de Belo Horizonte e tendo como referência a Festa de São Jerônimo, tradutor da vulgata. Desde então tem destacado a importância da leitura, do estudo e da contemplação das Sagradas Escrituras. Nasceram na Arquidiocese cerca de 700 grupos de leitura, oração e reflexão que foram chamados de “círculos bíblicos” por conta do método de partilha no estudo e reflexão da Bíblia, a elaboração dos folhetos e a preparação dos coordenadores destes círculos bíblicos ficaram a cargo do Bíblista Frei Carlos Mesters. Foi também a forma encontrada nessa ocasião para despertar o gosto pela Palavra de Deus e iniciar uma leitura bíblica permanente e comunitária.
No decorrer dos anos a experiência foi assumida por outras dioceses, inicialmente do Regional Leste II e posteriormente pela CNBB. Os subsídios elaborados, principalmente o folheto BÍBLIA GENTE eram utilizados em todo o pais. Desde 1983, oficializado pela CNBB passou a trabalhar livros bíblico cujo tema estivesse em continuidade com a tema da Campanha de Fraternidade.
Para o ano de 2010 A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, juntamente com as Instituições Bíblicas propôs o estudo e a meditação do Livro de Jonas com destaque para a evangelização e a missão na cidade.
O livro é uma irônia contra uma corrente judaica que acreditava que o povo judeu era o único povo eleito e os estrangeiros eram considerados impuros e pode auxiliar nossas comunidades a refletir sobre preconceitos que nos impedem de ir ao encontro de outras pessoas e redescobrir a presença de um Deus de ternura e de misericórdia.
Na Diocese de Mossoró, que escolheu desde 2009 a Palavra como um dos eixos fundamentais de atuação, a revitalização do mês da Bíblia pode ser um instrumento importante para que a palavra seja o fio condutor de nossa ação pastoral e o centro da vivência cristã para que nossos povos tenham vida.
O Centro de Estudos Bíblicos, fiel ao seu propósito de prestar um serviço a leitura popular da Bíblia, oferece subsídios para realização de círculos bíblicos e se dispõe a assessorar grupos ou comunidades que desejem viver com mais intensidade o mês da Bíblia.

Texto: Zélia Cristina- Biblista

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d