Pular para o conteúdo principal

Assuense assume Diocese de Salgueiro (PE)

No dia da padroeira do Brasil, dom frei Magnus Henrique Lopes tomou posse como primeiro bispo da recém-criada diocese de Salgueiro (PE). Estiveram presentes o governador de Pernambuco, Eduardo Campos; o Núncio Apostólico, dom Lorenzo Baldisseri, representante do Vaticano no Brasil; os arcebispos e bispos do Regional Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte); e delegações de quinze municípios pernambucanos.

Acompanhado do núncio apostólico, dom Lorenzo Baldisseri, e do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, o primeiro bispo saiu em carreata até a catedral, no centro da cidade. Em seguida, todos foram até o estádio municipal, onde foi celebrada uma missa. Mais de dez mil fiéis compareceram ao estádio Cornélio de Barros, para assistir à cerimônia.
Na primeira celebração como bispo, dom Magnus citou um trecho de “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, (“O sertanejo não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. O sertanejo é, antes de tudo, um forte”) para dizer que não lhe faltará forças para pregar a palavra do Senhor. “Por ser nordestino carrego esta força e sei que, juntos, seremos ainda mais fortes. Tenho que ensinar e, certamente, muito a aprender, pois se espraia a meus pés de pastor, uma vasta área que mais parece uma verdadeira escola de franciscanismo.”
Aproveitando que a nova diocese nasceu sob as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida, o bispo lembrou-se dos excluídos que perambulam nas ruas das grandes cidades. “Precisamos levar com entusiasmo a palavra que liberta e salva e que é alimento salutar para todos os famintos. Precisamos voltar os nossos olhares para os leprosos da pós-modernidade, que continuam a esperar dos cristãos um abraço restaurador, transformador do homem, da sociedade e da Igreja.” No final, citou Santo Tomás de Aquino e repetiu seu lema episcopal. “Tudo posso naquele que me fortalece.”
Guardião e ecônomo do Convento Santo Antônio, em Natal, dom Frei Magnus, OFMCap, foi nomeado pelo papa Bento XVI como primeiro bispo da nova diocese de Salgueiro no dia 16 de junho deste ano. A diocese de Salgueiro foi desmembrada das dioceses de Petrolina e Floresta, e abrange quinze municípios.
A nova diocese tem mais de 17 mil quilômetros quadrados de área, e conta com a população de aproximadamente 440 mil habitantes, destes, segundo dados da diocese de Petrolina, 352 mil são católicos. Como a sede é na cidade de Salgueiro, a diocese é composta pelos municípios de Verdejante, Cedro, Serrita, Terra Nova, Parnamirim, Granito, Moreilândia, Exu, Bodocó, Ouricuri, Trindade, Ipubi, Araripina e Cabrobó, dando um total de 17 paróquias, 14 sacerdotes, 28 seminaristas, seis frades e 16 freiras.


Foto: Aldair Dantas

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d