Pular para o conteúdo principal

Réquiem por Monsenhor Américo Simonetti

A Providência Divina foi generosa com Monsenhor Américo Simonetti. Inicialmente o chamado ao Sacerdócio, Ministério que exerceu por 53 anos de uma longa vida. Sua chamada para o Reino do Pai aconteceu no Ano sacerdotal, mês missionário, sob as bênçãos de São Francisco de Assis e Santa Terezinha.

Segundo a cosmologia e teologia hebreicas, “A vida pára, sem que por isto cesse a existência de sombra no “Sheol”, lugar de silêncio, solidão que se converte em lugar intermédio de passagem, visitado por Jesus e que resgata os que crêem”. (1ª Pd. 3-19)
Tradições à parte, é hora de resgatar a memória e o testemunho de um padre dedicado, empreendedor, carismático e responsável por inúmeras iniciativas de trabalho e crescimento da igreja em Mossoró em âmbito diocesano.
Comunicador por excelência, seu trabalho pioneiro no caminho da evangelização foi fundação da Rádio Rural de Mossoró na década histórica de 1960. A palavra de Deus anunciada, discutida, ampliada pelas ondas de uma rádio séria, livre e soberana na audiência e no papel que representou como mídia.
No decorrer da década de 80, uma nova conquista: assumiu a Paróquia de Santa Luzia imprimindo um novo estilo de gerenciamento paroquial. O ponto principal foi a renovação da festa de Santa Luzia em mais de 200 anos de história. Dividu com os leigos a responsabilidade deste gerenciamento. Criou um tema de festa, um lema e posteriormente novas dimensões pastorais, litúrgicas e artísticas, dentre elas o Oratório de Santa Luzia.
No limiar do ano 2000, a implantação do grande projeto cultural “Missão 13”, momento forte de evangelização, espiritualidade e oração. Marcos de um trabalho de privilegiado alcance litúrgico e devoção à Padroeira de Mossoró, Santa Luzia. Ainda na linha de comunicação cristã o lançamento do jornal paroquial O Semeador.
 difícil colocar todas as conquistas pastorais e todo o trabalho desenvolvido por Monsenhor Américo Simonetti no espaço desta página. Não podemos empobrecer sua história de vida. Podemos sim, privilegia-la com sua homenagem que modestamente sugiro à Diocese de Santa Luzia.
A Instituição, por Decreto Diocesano, do “Dia do Clero Falecido”, celebração a ser feita de forma comunitária, rezando por todos aqueles que trabalharam no pastoreio desta igreja de Mossoró.
A celebração anual da “Memória Agradecida” aconteceria a cada 05 de outubro, às 18h, na Catedral de Santa Luzia, marcada por uma missa contando com a participação do Clero Secular, religioso, e de várias formas de vida da comunidade, de todos as forças vivas do povo, da Igreja e da sociedade em âmbito Diocesano.

Texto- Professora- Jacy Gurgel Fernandes.

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d