A Festa de Santa Luzia 2010 chega à reta final. Neste final de semana, a programação contará com uma agenda intensa, tanto na parte religiosa – com missas, confissões e novenas – como na parte social – com shows populares, leilão, Oratório de Santa Luzia e a realização da I Pedalada de Santa Luzia e a II Moto-romaria da Luz.
O tradicional Leilão de Santa Luzia ocorrerá neste sábado, dia 11, após o Oratório, no palco montado ao lado do Mercado Municipal. Realizado a partir de doações dos fiéis, sob o comando de “Seu Mané”, da Rádio Rural, a perspectiva é que o leilão consiga arrecadar em torno de R$ 12 mil, mesma quantia do ano passado, que será repassada à Paróquia.
No domingo, véspera do Dia da Padroeira, será realizada a I Pedalada de Santa Luzia, logo após a missa das 6h. O Padre Walter Collini, participará da atividade ciclística. À noite, após a novena, terá início, às 21h, a II Moto-romaria da Luz. A imagem secular da padroeira será conduzida num quadriciclo. Serão percorridos vários pontos de Mossoró [ver roteiro em anexo], por onde a procissão tradicional, do dia 13, não passa. Esses pontos, a exemplo do ano passado, serão iluminados com velas especiais.
Após a penúltima apresentação do Oratório de Santa Luzia, haverá um show mensagem com Pe. Nunes, no Adro da Catedral.
Procissão de Santa Luzia deve reunir milhares de fiéis
No dia 13 serão celebradas seis missas. A tradicional procissão de Santa Luzia terá início às 17h. A estimativa, baseada em anos anteriores, é de que o público seja de 100 mil pessoas. O Vigário-geral da Diocese e coordenador da Festa, Pe. Flávio Augusto, convida todos os mossoroenses e visitantes a participarem da procissão. Ele pede ainda aos populares que enfeitem suas casas nos pontos por onde a procissão vai passar.
Os romeiros serão acolhidos na Escola Municipal Joaquim da Silveira Borges, onde uma equipe da acolhida os recepcionará com café da manhã e almoço. Estão previstas caravanas de várias cidades do Rio Grande do Norte e também de estados vizinhos.
A Paróquia pede a todos que possuem carros de som a procurarem a secretaria da Catedral para se inscreverem e acompanharem o cortejo religioso. Além do público que acompanha a procissão, o número de pessoas que permanece nas esquinas esperando a passagem da Santa é grande.
Todo o trajeto contará com segurança da Polícia Militar e Polícia de Trânsito, além de ambulâncias. A comissão da Festa alerta aos pais que tenham cuidado com as crianças para evitar que elas se percam. Caso aconteça, uma equipe estará especialmente designada para localizar os pais ou responsáveis.
O encerramento da festa contará com Benção do Santíssimo, discurso de autoridades e descerramento das bandeiras, além da última apresentação do Oratório de Santa Luzia.
Dia da Padroeira – 13/12
00h – Chegada da II Moto-romaria de Santa Luzia com bênção das motos, Cortejo cultural com os Filhos da Luz e show pirotécnico na Catedral.
5h – Primeira Missa dos Romeiros.
6h30– Segunda Missa dos Romeiros.
8h – Terceira Missa dos Romeiros.
10h – Missa solene da Festa, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana.
13h – Quinta Missa dos Romeiros.
15h – Sexta e última Missa dos Romeiros.
17h – Procissão de Santa Luzia saindo da Catedral. Percurso: Av. Dix-sept Rosado, Av. Dix-neuf Rosado, Rua Marechal Deodoro, Rua Rodrigues Alves, Rua Melo Franco, Av. Augusto Severo, Rua Santos Dumont e Rua Idalino de Oliveira. Encerrando com Bênção Solene do Santíssimo Sacramento.
Texto: Iuska Freire - 8882-1655/9921-9425
Gestão de Comunicação