Bacabal ( MA) foi palco do XIX CURSO DE FORMAÇÃO MISSIONÁRIA 2011

O Curso aconteceu de 15 a 29 de janeiro de 2011 em Bacabal – Maranhão.

Local - CEFRM (Centro Franciscano de Animação Missionária) Este já é o terceiro que participo, digo para todos que vale apena e esta oportunidade foi sempre uma graça de Deus em minha vida. A cada dia me convenço de que: A missão é feita COM OS PÉS DOS QUE PARTEM, COM OS JOELHOS DOS QUE REZAM E AS MÃOS DOS QUE AJUDAM.

TEMA CENTRAL: Ecologia e Missão.

O Curso tem o objetivo de Refletir sobre a dimensão missionária a partir da Bíblia, da realidade, dos documentos missionários da Igreja, CNBB e América Latina, na perspectiva da evangelização;

• Aprofundar a dimensão missionária a partir da situação concreta do mundo;
• Preparar agentes para que a dimensão missionária seja inserida em todas as pastorais;
• Despertar vocações missionárias para o Projeto Igrejas Irmãs e Além-Fronteiras;
• Conscientizar nossos regionais sobre o Projeto África Moçambique.

Dia 15 na chegada se faz logo a apresentação do curso e dos cursistas para saber quem somos e de onde vinhemos...Desta vez somamos 69 cursistas, vindos dos Estados do Pará, São Paulo, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Tocantins, Piauí, Maranhão e Sergipe, destacando as três missionárias que irão fazer uma experiência pelo Projeto Missionário Além-Fronteiras dos COMIRES do Maranhão e Piauí, Ir. Damiana, Ir. Emanuela e Flor de Maria, todas vindas de São Luís - Maranhão.
Durante todos esses dias além das reflexões sobre o tema central, foi trabalhado a Convivência em grupo, Analise de conjuntura, Jornada missionária nas comunidades, Fóruns sobre SMP, Saúde, Dimensão Missionária, PJ e Infância Missionária. Campanha da Fraternidade, Retiro espiritual, Passeio ecológico, Show Religioso, tarde de lazer, cantoria ecológica, Lual missionário... É muita coisa boa.
É inexplicável a experiência vivida durante esses dias, com certeza agente volta mais animada para continuar na missão, de uma coisa pode ter certeza. Eu gostaria de poder levar comigo todos vocês discípulos e discípulas de Jesus, levar aqueles que acreditam, lutam por dias melhores. Missionário sem esperança não presta! A tempo afirma o Pé Luiz Mosconni e um dos assessores deste curso me disse o seguinte: A nossa ferramenta é a bíblia e o único poder que o ser humano tem na Bíblia. É O PODER DO SAL, DA LUZ E DO FERMENTO. VAMOS A LUTA!

Um forte abraço de sua missionária-
Elení Fernandes de Queiroz