Com o tema "São José, virtuoso carpinteiro da vida", a comunidade do bairro Paredões celebra mais uma edição dos festejos em alusão ao padroeiro da comunidade. A programação sociorreligiosa da Festa de São José 2011 teve início ontem, 10, e segue até o dia 19, dia dedicado ao santo padroeiro.
Segundo a organização, a festa será realizada no adro da igreja matriz que leva o nome do santo, situada no referido bairro. As novenas terão início sempre às 19h e as celebrações convidam aos paroquianos a refletirem sobre o tema geral da festa, que está em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano.
A proposta é aproveitar o ensejo da CF 2011, que trata de "Fraternidade e a Vida no Planeta" para debater sobre as questões do meio ambiente e o que se pode fazer para melhorar a relação entre homem e natureza. Ainda na parte religiosa, a paróquia realizará missas diárias, a partir das 17h.
Os festejos contam ainda com vários atrativos na parte social. O ápice da programação será hoje, 11, com a realização do tradicional jantar de confraternização da comunidade. O evento será animado pela banda Tremendões. As senhas para o jantar podem ser adquiridas na secretaria da paróquia.
Além do tradicional jantar, a programação social conta com shows populares, apresentações culturais, leilão e barracas, com venda de comidas e artigos religiosos. A coordenação da festa ressalta que todo o valor arrecadado durante os festejos será revertido para custear as obras desenvolvidas pela igreja.
Conforme a coordenação, a Festa de São José 2011encerrará com uma procissão pelo bairro. A programação de encerramento terá início às 16h, com a peregrinação da imagem do padroeiro pelo bairro. Após a chegada, será celebrada missa festiva de encerramento.
São José é um personagem célebre da doutrina cristã. Conforme a Bíblia, nasceu em Belém da Judeia no século I a.C., descendente do rei Davi de Israel. Por sua conduta justa e íntegra, a ele foi incumbida a missão de educar o filho de Deus, Jesus Cristo.
A devoção ao carpinteiro está diretamente ligada à sua história de vida. José foi escolhido por Deus para casar-se com Maria, mãe de Jesus, e ser o pilar da sagrada família. Por isso, para a Igreja, ele é um exemplo de marido e pai, que deve ser seguido por todos os cristãos. São José é conhecido como protetor da família e dos trabalhadores.
Fonte: O Mossoroense