Pular para o conteúdo principal

FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA

A Quaresma, este ano, traz como conteúdo da Campanha da Fraternidade o tema da ecologia. “Fraternidade e a vida no planeta” é o tema e o lema reporta a frase de Paulo aos Romanos:”A criação geme em dores de parto”. No seu objetivo geral, a CF quer contribuir para o aprofundamento do debate e da busca de caminhos de superação dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e seus impactos sobre as condições da vida no planeta.

A quarta oração eucarística assim reza: “Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas: criastes o homem e a mulher a vossa imagem e lhes confiastes todo o universo para que, servindo a Vós, seu Criador, dominasse toda criatura”.
Por esta ordem, muitos entendem que a humanidade deveria subjugar a natureza e sugá-la em satisfação dos interesses humanos. Na verdade, essa ordem divina exige que todos os seres humanos, criados à imagem e semelhança de Deus, sejam criadores que possibilitem o crescimento e que cuidem e façam da natureza uma bênção, um caminho de vida.
O foco principal, por isso, da Campanha da Fraternidade deste ano será a questão ecológica, sobretudo os problemas que se referem às mudanças climáticas. A campanha quer se colocar em sintonia com uma cultura que está se expandindo cada vez mais em todo mundo de respeito ao meio ambiente e ao lugar em que Deus nos coloca não só para vivermos e convivermos, mas também para fazermos deste o paraíso com o qual tanto sonhamos.
O importante papel da Igreja através da CF 2011 será o de discutir, em âmbito público, temas como aquecimento global e mudanças climáticas. O texto da CF deste ano é um estímulo para a boa ação para contribuir no debate sobre a problemática do aquecimento global e suas conseqüências.
Deus não quer que destruamos o jardim criado por Ele para nossa existência, mas sim que cuidemos dele, fazendo a vida florescer em ordem e equilíbrio, respeito e amor de uns para com os outros, inclusive com o meio ambiente onde vivemos: “ O Senhor pôs o homem no jardim do Éden para cuidar dele” (Gn 2,15).
Esta Campanha da Fraternidade oferece, este ano, a oportunidade de olharmos sobretudo para o rio que perpassa toda a Diocese com nomes diferentes: antes Rio Apodi, depois Rio Mossoró. A chegada neste rio, entre tempos relativamente breves, das águas do Rio São Francisco pela transposição pode se tornar fonte de vida e de prosperidade econômica. Pode tornar-se também uma grande ameaça se não formos capazes de evitar a sua poluição com as escórias dos vários municípios sediados ao longo do seu percurso.

É uma responsabilidade para a qual a CF deste ano nos convoca e que poderia tornar-se um grande e bonito gesto concreto.



Dom Mariano Manzana

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d