Pular para o conteúdo principal

Em emissão especial da televisão pública italiana Bento XVI lembrou Fátima e respondeu a perguntas sobre a dor e a alma, pedindo paz para a Costa do Marfim e o Iraque

Sexta feira Santa, Bento XVI marcou presença no programa «À sua imagem», da televisão pública italiana, para responder a sete questões de pessoas de todo o mundo, numa emissão especial que incluiu referências a Fátima.

A última questão foi sobre a figura de Maria, mãe de Jesus, com o Papa a admitir que um dia possa ser necessário “repetir” o acto de consagração do mundo à Virgem - deixando o exemplo do que viveu em Portugal, em Maio de 2010.
“Por exemplo, em Fátima vi como as milhares de pessoas presentes entraram verdadeiramente nesta entrega, se entregaram, concretizaram em si próprias, por si próprias esta consagração”, recordou.
A primeira pergunta foi sobre o "sentido da dor" após uma tragédia como o tsunami que varreu o Japão em Março .
Helena, menina japonesa de 7 anos, com pai italiano, diz que já não pode brincar no parque e pergunta ao Papa, “que fala com Deus”, porque é que as crianças têm de sentir “tanta tristeza”.
Bento XVI disse não ter “respostas” para questões que ele próprio se coloca, mas sublinha que “mesmo quando permanece a tristeza” deve existir a certeza sobre a presença de Deus.
“Um dia, vou perceber que este sofrimento não era vazio, não era em vão, mas há um projecto bom, um projecto de amor”, assinala.
“Estamos contigo, com todas as crianças japonesas que sofrem, queremos ajudar-vos com a oração, com os nossos actos; tende a certeza de que Deus vos ajuda. Por isso, rezamos juntos para que tenham luz, quanto antes”, acrescenta o Papa.
A televisão italiana indicou que as respostas foram gravadas a 15 de Abril , na biblioteca do palácio apostólico do Vaticano, desde a qual Bento XVI acompanhou hoje a emissão.
Entre as outras seis pessoas escolhidas para fazer uma pergunta - houve mais de 2000 propostas à redacção - estava uma mãe italiana, que há dois anos se dedica a cuidar do filho em estado vegetativo permanente e quer saber o que acontece à alma de quem está nessa situação clínica irreversível.
“Com certeza que a alma está ainda presente no corpo”, responde Bento XVI, acrescentando que “essa alma escondida sente em profundidade” o amor que lhe é dedicado pela mãe.
O Papa fala um “grande serviço à humanidade”, que mostra o “respeito pela vida humana, mesmo nas situações mais tristes”.
Da Costa do Marfim, Bento XVI foi saudado como “embaixador de Jesus” e foi sobre a necessidade de “ouvir a voz de Jesus” que se pronunciou sobre este conflito: “A violência nunca vem de Deus, nunca ajuda a dar coisas boas, mas é um meio destruidor, não o caminho para sair das dificuldades”.
“Convido todas as partes a renunciar à violência, a procurar o caminho da paz”, prosseguiu.
A um grupo de jovens cristãos iraquianos, o Papa deixou palavras de esperança e assegurou a sua oração.
“Rezo todos os dias pelos cristãos do Iraque”, disse, convidando a “fazer os possíveis para que possam permanecer” na sua terra.
“Queremos fazer um trabalho de reconciliação, de compreensão, também com o governo, ajudá-lo nesta difícil caminho de recomposição de uma sociedade lacerada”, acrescentou.
No dia em que a Igreja Católica assinala o momento da morte de Jesus, Bento XVI recebeu duas perguntas sobre a ressurreição e falou de uma nova “condição de vida”, na qual Cristo “já não morre”, ou seja, “está acima das leis da biologia, da física”, continuando a ser, no entanto, “um verdadeiro homem, não um fantasma”.

Fonte: Rádio Vaticano

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d