Pular para o conteúdo principal

Conselho do Laicato da Diocese de Mossoró

                   
               “Somos gente nova vivendo a união,
Somos povo semente de uma nova nação…
Somos gente nova vivendo o amor,
Somos comunidade, povo do senhor.
(Zé Vicente)

COMPOSIÇÃO DO CONSELHO DIOCESANO DE LEIGOS E LEIGAS

Zélia Cristina P. do Nascimento
PRESIDENTE

Honorio Felix da Silva Filho
VICE-PRESIDENTE
Maria Madalena de Azevedo Freitas
SECRETÁRIA
Maria do Livramento V. Amâncio
SECRETÁRIA ADJUNTA

José Giovanni de Oliveira
TESOUREIRO

Sebastião Narcizio Silva
TESOUREIRO ADJUNTO

CONSELHO FISCAL
Luiz Gonzaga Godeiro
Edson Carlos Souza
João Batista Bernardo

SUPLENTES - CONSELHO FISCAL
Maria do Socorro Melo
Francisco Cláudio Pinheiro
Luzia de Oliveira Neta carvalho
O que é o CLDM?


O Conselho do Laicato da Diocese de Mossoró – CLDM -é um organismo de articulação, organização e representação dos cristãos leigos e leigas em nível diocesano. É parte integrante do Conselho Regional Nordeste II de Leigos, o qual, por sua vez, integra o Conselho Nacional do laicato do Brasil – CNLB.
A ideia de criação do CLDM surgiu durante um Seminário para Leigos, realizado pela Diocese nos dias 21 e 22 de junho de 2008. A partir deste Seminário, uma equipe de articulação inicia os trabalhos de preparação para uma futura assembléia diocesana de leigos. De 27 a 29 de março de 2009, a equipe de articulação participa da assembléia Regional NE II em Natal, RN.
Nos dias 23 e 24 de maio de 2009 aconteceu a I Assembléia Diocesana de Leigos, com a participação de representantes de pastorais, serviços e movimentos da igreja e sociedade. Nesta assembléia foi criado o CLDM e eleita uma Presidência e um Conselho Fiscal
De 03 a 05 de setembro de 2010, foi realizada a II Assembléia do Laicato Diocesano, marcada por dois momentos importantes: Estudo do Documento 91 da CNBB e aprovação do estatuto do CLDM, fruto de um ano de trabalho na elaboração deste.

Qual a importância do Conselho Diocesano de Leigos?

O CLDM busca integrar os leigos e leigas dos movimentos, das pastorais, daqueles que vivem sua vida comunitária numa paróquia ou comunidade, e dos que vivem sua fé cristã, inseridos nas atividades da sociedade. O CLDM tem a tarefa difícil e imprescindível de levar os cristãos leigos e leigas a agir na transformação, por dentro das estruturas sociais e ser “sinal de comunhão e unidade”, “espaço de serviço e acolhimento” a todos os segmentos leigos da Diocese de Mossoró-RN.

Como fazer parte do Conselho?

Podem filiar-se ao CLDM, cristãos leigos e leigas que atuam na Diocese, individualmente ou agrupados em movimentos, associações, pastorais e serviços e ainda representantes indicados pelas paróquias e que queiram assumir o protagonismo da evangelização, a partir do meio social onde vivem e agem.
A solicitação de filiação ao CLDM deverá ser encaminhada, por escrito a Presidência do Conselho, acompanhada de uma contribuição financeira para a manutenção do CLDM (taxa mínima de 5% do salário mínimo vigente) por ano, a ser pago até o mês anterior a Assembléia Anual Ordinária.

CALENDÁRIO ANUAL CLDM - 2011

DATA ATIVIDADE
04/06/2011 Celebração 2º aniversário do CLDM, às 19 horas, no Projeto Esperança.

02/07/2011
06/08/2011-ENCONTROS MENSAIS DE ESPIRITUALIDADE, PARTILHA E REFLEXÃO – sempre às 19 horas, na sede do  Projeto Esperança (vizinho a Igreja de São José).
03/09/2011
01/10/2011
05/11/2011
03/12/2011
19/11/2011 -FESTA DE CRISTO REI
                    DIA NACIONAL DO LEIGO
                   Celebração Eucarística dentro da programação da Assembléia Diocesana de Pastoral -             Confraternização.
20/11/2011- Celebração do Dia Nacional do Leigo nas comunidades e paróquias

CONTATOS:

ZÉLIA CRISTINA
Fones.: 84.8847 2759
84.9972 4057
E-mail: zeliacebi@hotmail.com

HONORIO FELIX
Fones.: 84.8834 4942
84.9651 9127
E-mail: honoriofelix@hotmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossor...

Programação da Festa de Santa Luzia 2024

DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ   Festa de Santa Luzia 2024 01 a 13 de DEZEMBRO Tema: “ Oração: luz no caminho da fé”.   PROGRAMAÇÃO                 XVIII CALVAGADA DA LUZ 23/11 – 15h Saída: Área Pastoral São João Paulo II Chegada: Parque Brasil III CORRIDA DA LUZ KIDS 30/11 – 16h30 Local: Praça Pastor Manoel Nunes da Paz, em frente ao Museu Lauro da Escóssia. VII CAMINHONEIROS DA LUZ 30/11 – 15h Saída: Posto Domingos BR em frente a EBS Chegada: Catedral CRIANÇAS DA LUZ 30/11 – 18h Saída: Colégio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs) Chegada: Catedral de Santa Luzia   LOJINHA DE SANTA LUZIA 10/11 a 13/12 Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral) 11/11 a 29/11 – 08h/11h30 às 13h30/17h30 (segunda à sexta)             ...

Reflexão para o sexto domingo do Tempo Comum- Lucas 6,17.20-26( Ano C).

REFLEXÃO PARA O SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM – LUCAS 6,17.20-26 (ANO C) Neste sexto domingo do tempo comum, a liturgia propõe Lucas 6,17.20-26 para o evangelho. Esse texto contém a apresentação lucana das “bem-aventuranças”, as quais são seguidas pelas respectivas negações, chamadas de “maldições”, termo que pode parecer bastante áspero, mas correspondente às reais intenções do texto e de todo o Evangelho. Ao longo da história, esse foi um dos textos de Lucas mais evitado nas igrejas e comunidades cristãs. Embora as bem-aventuranças sejam reconhecidas como a síntese do programa de Jesus e o seu verdadeiro autorretrato, optou-se mais pela versão de Mateus, por ser mais longa, por isso mais completa e, sobretudo, por ser mais suave: enquanto em Lucas Jesus diz “bem-aventurados os pobres”, em Mateus diz “bem-aventurados os pobres em espírito”; enquanto em Lucas diz “bem-aventurados os que agora passam fome”, em Mateus diz “bem-aventurados os que tem fome e sede de jus...