Festejos dedicados a São Pedro seguem até domingo

Pe Severino Claudino

Os católicos celebram hoje, 29, o Dia de São Pedro. Considerado o primeiro papa da Igreja Católica e protetor dos pescadores, o santo recebe homenagens em duas igrejas da cidade até o próximo domingo, 3, quando serão realizadas as tradicionais procissões.
Ao contrário do que muitos estão acostumados, os festejos nas igrejas de São Pedro - no Liberdade I e Abolição IV – não se encerram hoje, no próprio dia dedicado ao santo. E ontem, na véspera de São Pedro, fieis acenderam fogueiras em diversas áreas em Mossoró.
Padre Severino Claudino, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima que é responsável pela capela do Abolição IV explica o motivo. “No Brasil, de alguns anos pra cá o dia é comemorado no domingo mais próximo ao dia 29 – tanto pode ser antes como depois da data – como forma de incentivar mais a participação popular”, informa.
Dessa forma, a programação religiosa e cultural se estende até o final de semana. Hoje todo o cardápio oferecido nas barracas será à base de peixe. A ‘Noite do Peixe’ vem para lembrar a figura de São Pedro enquanto pescador.
Até domingo haverá missas, novenas e atrações culturais. No dia 3, a procissão às 16h percorrerá várias ruas do bairro e em seguida a missa celebrada por Padre Severino encerra os festejos de 2011 que em seu tema destacaram a preocupação ambiental.
Na Igreja de São Pedro do Liberdade I, ligada à Paróquia de São Manoel, as novenas estão sendo realizadas às 19h30. “E sobre essa pedra edificarei a minha igreja” foi o tema da festa que conta ainda com barracas de comidas típicas, apresentações musicais como a banda Tremendões nesta sexta-feira, 1º, e o leilão no sábado, 2.
A procissão de encerramento no domingo será iniciada às 18h, tendo em seguida a realização de uma missa presidida pelo padre Janedson. O coordenador da capela, Francisco de Assis, conta que ao final da missa será realizado o bingo da comunidade com vários prêmios (microondas, TV, bicicleta, DVD e uma cortesia da auto-escola Cedutran).

SÍMBOLO
São Pedro é considerado um dos mais importantes apóstolos e santo da Igreja Católica. Os registros bíblicos revelam que ele era um dos discípulos mais amados por Jesus.
Trata-se de uma figura muito importante. Era um homem que tinha todas as características para ser o último, pois não foi só Judas, mas ele também traiu Jesus quando negou que o conhecia. Depois ele deu a volta por cima, professou sua fé e foi escolhido por Jesus para ser o continuador da sua igreja”, explica Padre Severino.
O religioso destaca o papel importante que teve como o primeiro papa da Igreja Católica. “Não é apenas um fato religioso a importância de São Pedro, mas também de história, já que até hoje existe essa linha sucessória”, completa.

Reportagem- Bruno Soares
Fotos: Alcivan Costa/Gazeta do Oeste e Wilson Moreno/Gazeta do Oeste