Pular para o conteúdo principal

Festejos dedicados a São Pedro seguem até domingo

                                                         Pe Severino Claudino
                                                        
Os católicos celebram hoje, 29, o Dia de São Pedro. Considerado o primeiro papa da Igreja Católica e protetor dos pescadores, o santo recebe homenagens em duas igrejas da cidade até o próximo domingo, 3, quando serão realizadas as tradicionais procissões.
Ao contrário do que muitos estão acostumados, os festejos nas igrejas de São Pedro - no Liberdade I e Abolição IV – não se encerram hoje, no próprio dia dedicado ao santo. E ontem, na véspera de São Pedro, fieis acenderam fogueiras em diversas áreas em Mossoró.
Padre Severino Claudino, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima que é responsável pela capela do Abolição IV explica o motivo. “No Brasil, de alguns anos pra cá o dia é comemorado no domingo mais próximo ao dia 29 – tanto pode ser antes como depois da data – como forma de incentivar mais a participação popular”, informa.
Dessa forma, a programação religiosa e cultural se estende até o final de semana. Hoje todo o cardápio oferecido nas barracas será à base de peixe. A ‘Noite do Peixe’ vem para lembrar a figura de São Pedro enquanto pescador.
Até domingo haverá missas, novenas e atrações culturais. No dia 3, a procissão às 16h percorrerá várias ruas do bairro e em seguida a missa celebrada por Padre Severino encerra os festejos de 2011 que em seu tema destacaram a preocupação ambiental.
Na Igreja de São Pedro do Liberdade I, ligada à Paróquia de São Manoel, as novenas estão sendo realizadas às 19h30. “E sobre essa pedra edificarei a minha igreja” foi o tema da festa que conta ainda com barracas de comidas típicas, apresentações musicais como a banda Tremendões nesta sexta-feira, 1º, e o leilão no sábado, 2.
A procissão de encerramento no domingo será iniciada às 18h, tendo em seguida a realização de uma missa presidida pelo padre Janedson. O coordenador da capela, Francisco de Assis, conta que ao final da missa será realizado o bingo da comunidade com vários prêmios (microondas, TV, bicicleta, DVD e uma cortesia da auto-escola Cedutran).

SÍMBOLO
São Pedro é considerado um dos mais importantes apóstolos e santo da Igreja Católica. Os registros bíblicos revelam que ele era um dos discípulos mais amados por Jesus.
Trata-se de uma figura muito importante. Era um homem que tinha todas as características para ser o último, pois não foi só Judas, mas ele também traiu Jesus quando negou que o conhecia. Depois ele deu a volta por cima, professou sua fé e foi escolhido por Jesus para ser o continuador da sua igreja”, explica Padre Severino.
O religioso destaca o papel importante que teve como o primeiro papa da Igreja Católica. “Não é apenas um fato religioso a importância de São Pedro, mas também de história, já que até hoje existe essa linha sucessória”, completa.

Reportagem- Bruno Soares
Fotos: Alcivan Costa/Gazeta do Oeste e Wilson Moreno/Gazeta do Oeste

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d