Pular para o conteúdo principal

É preciso comunicar Cristo sem imposição, afirma Dom Celli


O Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) iniciou neste domingo, 17, com a Santa Missa presidida pelo presidente do Pontifício Conselho da Comunicação Social, Dom Claudio Maria Celli, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na PUC-Rio, no Rio de Janeiro. O evento reúne comunicadores de todo o país até a próxima sexta-feira, 22.
Entre os concelebrantes estavam o Arcebispo da capital carioca, Dom Orani João Tempesta, e o arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal de Comunicação da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa.
Na homilia, o representante do Vaticano refletiu sobre o Evangelho deste domingo, que fala sobre a parábola do joio e do trigo (cf. Mateus 13,24-43).
"Os contemporâneos de Jesus, os que o escutavam, esperavam um Messias, um Salvador que podia se livrar de todos os malvados que haviam no mundo e instaurar uma comunicade de homens puros, sem mancha, sem pecado. Quando eles escutavam Jesus, que anunciava o Reino de Deus, uma reação imediata e negativa apareceu. As pessoas se perguntavam: 'É esse o Jesus de Nazaré? O Messias que estamos esperando?", explicou Dom Celli e, ressaltou, "há uma mentalidade muito distinta entre o dono do campo e os servidores. Os servidores são impacientes, nao querem esperar. E só lhes falta prudência, querem tirar todo o joio. Jesus, por sua vez, nos ajuda a compreender que é preciso distinguir entre o tempo presente, que vivemos, e o tempo da misericórdia, o tempo dos pecadores que acorrem a Ele".
Dom Celli afirmou que a comunidade está enxertada na história e está a caminho da plenitude do "futuro misterioso de Deus" e o Evangelho deste domingo é um anúncio de esperança de que as forças do mal não poderão prevalecer sobre o bem. "Vivemos num mundo que, às vezes, nos deixa pensativos, preocupados, parece que o mal prevalece, mas nesta tarde, Jesus diz: 'meu amigo, não tenhas medo, o mal não vai prevalecer'".
O prelado disse que, nós que temos um coração católico - acreditamos que a verdade é Jesus Cristo - e todos somos chamados a comunicar que Deus revelou seu amor pelo homem, na morte e ressurreção de Jesus. Porém, como já destacou o Papa Bento XVI, a sociedade atual é pluricultural, por isso é precso viver num diálogo respeitoso pela verdade do outro. "E isso não é fácil", afirmou Dom Celli, "porque exige humildade, paciência, respeito, sabendo que o tempo do outro pode não ser o meu. E a tentação que temos é sermos opressivos, querermos impor o que pensamos - porque nossa verdade é Cristo Senhor - mas nesse momento podemos compreender melhor o exemplo de Jesus, que lavou os pés dos discípulos. Nós temos essa diaconia do serviço".
Dom Celli concluiu, pedindo a Nossa Senhora que nos ajude a sermos filhos da Palavra de Deus, "a sermos verdadeiros servidores da Palavra, num diálogo respeitoso com todos os homens e mulheres que encontrarmos em nosso caminho".


Fonte: Canção Nova

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d