Colégio Diocesano Santa Luzia recebe acervo do jornalista Rafael Negreiros

Pe Sátiro sendo entrevistado por Pe Flávio para programa A Luz da Diocese

O acervo da biblioteca particular do saudoso jornalista Rafael Negreiros, ex-colaborador do O Mossoroense, será doado ao Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL). A entrega oficial ocorrerá próxima sexta-feira, às 9h, no Diocesano, e será feita pela viúva, Elizabeth Fernandes de Negreiros, ao diretor padre Sátiro Cavalcanti Dantas.

Rafael Negreiros faleceu 1994 e deixou acervo com cerca de 1.200 títulos e dois mil volumes de obras de literatura russa, americana e brasileira, enciclopédias e obras históricas, como sobre a Segunda Guerra Mundial, um dos seus temas preferidos, ao lado do cinema, que serão incorporados à Biblioteca Cônego Estêvão Dantas, do CDSL.
Com o falecimento de Negreiros, a biblioteca ficou disponível em casa, mas com a mudança da viúva Elizabeth para apartamento, a transferência do acervo se tornou necessária. Ela conta que, primeiro, cogitou-se doar à Academia Mossoroense de Letras (Amol), da qual ele foi membro, mas a Amol não dispunha de espaço.
A opção pelo Diocesano surgiu porque Rafael Negreiros estudou lá, como também os seus filhos, e o padre Sátiro Cavalcanti Dantas se dispôs a receber. A cerimônia de doação será prestigiada por jornalistas, intelectuais, acadêmicos da Amol, e representantes de segmentos culturais de Mossoró e região.

Fonte: O Mossoroense