Seminaristas recebem Ministério do Leitorato


Sexta-feira passada,18, dois seminaristas da Diocese de Santa Luzia recebem o Ministério de Leitorato, Zioneudo e Wescley. A celebração aconteceu na Capela de Santa Teresinha presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana. Muitos padres da Diocese também estavam presentes, devido a Assembleia Diocesana de Pastoral que acontecia neste mesmo local. Mas o que é o Ministério do Leitorato?
O Ministério (não ordenados) do Leitorato é um sinal concreto do amor de Deus, da sua eleição gratuita e dos seus dons concedidos para o serviço aos irmãos. Aquele que o recebe servem à Igreja, ao Povo de Deus, a começar de suas famílias religiosas, a Comunidade que os gerou e os apresentou à Igreja como filhos em condições de assumirem este serviço e responsabilidade eclesial. O Ministério do Leitorato diz respeito, acima de tudo, ao amor à Palavra de Deus. Não basta conhecê-la, é preciso se deixar plasmar por ela e anunciá-la com paixão.
Os que recebem da Igreja o ministério do Leitorato, recebem também dela a confiança e o dom para a proclamação da Palavra de Deus na assembléia litúrgica, na catequese para os sacramentos e na preparação de outras pessoas que exercerão ministérios na Sagrada Eucaristia.
O candidato instituído no ministério do Leitorato (Serviço da Proclamação da Palavra de Deus) é imbuído da graça para a missão de auxiliar os presbíteros e diáconos no desempenho de suas funções, além de distribuir a sagrada comunhão aos fiéis. Estes ministérios, apesar de serem próprios dos leigos, são conferidos na etapa da Teologia por serem obrigatórios para aqueles que serão ordenados diáconos ou presbíteros, “múnus evangelizador da Igreja”.

Fonte: http://www.seminariost.blogspot.com/