Seminário Nacional de Liturgia recorda 50 anos do Vaticano 2º

A partir de 2012 a Igreja comemora os 50 anos do Concílio Vaticano 2º . No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também se prepara para comemorar o jubileu. Uma Comissão foi formada e uma série de atividades está sendo programada para os próximos três anos. Essa comissão é presidida pelo arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer.

Entre as atividades, está o Seminário Nacional de Liturgia, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB e pela Associação de Liturgistas do Brasil (ASLI), entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro de 2012, em Itaici, município de Indaiatuba (SP).
O seminário terá como tema “Releitura da Sacrosanctum Concilium no contexto do Vaticano II e nos Documentos Latinoamericanos”, com o objetivo de retomar as intuições e a teologia litúrgica na constituição conciliar “Sacrosanctum Concilium” e demais constituições e decretos do Vaticano 2º e documentos pós-conciliares, no contexto da renovação da liturgia da América Latina e Caribe, à luz das conferências de Medellin, Puebla, Santo Domingo e Aparecida, em busca do “rosto e do lugar da liturgia” na vida e na missão da Igreja.
Este evento é destinado a bispos responsáveis pela liturgia nos regionais da CNBB, membros da ASLI, coordenadores regionais da pastoral litúrgica, professores de liturgia e teologia sacramentária nos institutos e faculdades de teologia, coordenadores e professores das escolas de formação litúrgica no Brasil, membros das comissões dos setores da pastoral litúrgica da CNBB, membros das entidades parceiras e convidados pelas entidades promotoras.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de janeiro de 2012 e deverão ser feitas clusivamente pelo site da CNBB, através do link: cnbb.org.br/liturgiasc. O número de vagas é limitado.