São José: ‘Homem silencioso que escuta a voz de Deus’

Diante dos pedidos que Deus faz a São José no contexto do seu Plano de salvação da humanidade, em nenhum momento do Evangelho o vemos reclamando, ou questionando algo do Plano de Deus. Todos os Evangelhos falam de um homem de profundo silêncio, que escuta a voz de Deus, acolhe em seu coração e faz aquilo que lhe é pedido.
Ao Santo custódio se encaixaria perfeitamente naquela bem-aventurança que Cristo propõe: “os que escutam a Palavra de Deus e a põe em prática”. Igualmente esse silêncio eminentemente ativo permite aplicarmos outra sentença de Jesus “Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.”. (Mt 7,21)
São José é modelo para quem está chamado à vida ativa, nos ajuda com seu exemplo a eliminar a ruptura entre a fé e a vida, entre o que rezamos e o que vivemos.
Peçamos ao Santo Custódio que nos ajude a fazer silêncio em nosso interior para percebermos o que Deus quer de nós e assim realizarmos em nossas vidas.

Festas de São José na Diocese de Mossoró

19/03- São José: