Pular para o conteúdo principal

Pressa e Preguiça



Participando de diversos momentos de reflexão sobre o Concílio Ecumênico Vaticano II, neste ano em que se comemora o seu jubileu de ouro, tenho não só a alegria de ver tanta gente interessada no assunto, mas também a satisfação do reencontro com tantos amigos, como aconteceu nesta semana em Porto Alegre, e em Caxias do Sul.
Agradeço o convite para estar presente no Simpósio Teológico promovido pela PUC em Porto Alegre, e na Semana Teológica de Caxias do Sul.
Diante do auditório repleto, era visível a satisfação de Dom Paulo Moretto, bispo emérito de Caxias do Sul.  Suas breves intervenções foram mais do que oportunas.
Antes mesmo de começar a sessão, vendo tanta gente chegando para a palestra, Dom Paulo Moretto expressou sua análise, com sua costumeira sabedoria, acompanhada de saboroso bom humor.
Alertou que os tempos estão mudando. E muita gente está voltando a buscar novas motivações, percebendo o valor de cultivar uma sadia espiritualidade, com reflexos positivos na subjetividade das pessoas, que assim se sentem mais fortalecidas em sua própria identidade.
Foi aí que Dom Moretto temperou sua análise com seu apurado senso de humor. Observou ele que, tempos atrás, a preguiça era considerada “pecado capital”, pois favorecia o desdobramento de outros pecados, em decorrência de sua maldade, que era preciso combater.
Agora, a preguiça deixou de ser pecado capital. E passou esta condição para a pressa.
Pois no contexto de pós-modernidade em que nos encontramos, todo mundo vive sempre com pressa, atropelado por tantas coisas a fazer. Não sobra tempo para mais nada. E todos acham que o requisito da felicidade é dar conta de todas as solicitações agendadas. Com isto, o que antes parecia virtude, traduzida em laboriosidade, acabou se tornando vício, pela obsessão de fazer sempre mais, para ter mais, e acabar se iludindo mais!
E o que antes parecia vício, traduzido em ócio, em decorrência da preguiça, agora começa a despontar como virtude, de quem relativiza o fazer, para refletir e assimilar melhor os verdadeiros valores que a vida apresenta.
Desta maneira, a preguiça teria passado sua condição de pecado capital para a pressa! A pressa de ganhar mais do que os outros, de passar os outros para trás, de gastar a vida buscando coisas que em vez de ajudar, acabam prejudicando a verdadeira realização das pessoas.
Em todo o caso, não só pelo bom humor de D. Moretto, mas também pelo grande interesse suscitado pela memória do Concílio, parece que vai se firmando um novo fenômeno promissor, de busca de espiritualidade, fundada sobre uma vivência mais consciente dos valores humanos e cristãos.
Não precisamos estigmatizar nem a preguiça nem a pressa. Contanto que saibamos colocar nosso empenho pessoal em fazer o que mais nos identifica e nos realiza, que é o desafio de acolher dentro de nós a dimensão do mistério da vida, como somos capazes de fazer. Contanto que empenhemos nisto o melhor dos nossos esforços. Pois cultivar uma verdadeira espiritualidade é mais desafiador, e mais complicado, do que preencher nossa vida fazendo coisas que em nada nos qualificam.
Assim, nem preguiça, nem pressa exagerada!  Mas o equilíbrio de quem descobriu o verdadeiro sentido da vida!
Fonte:  Dom Demétrio Valentini- Bispo de Jales (SP)

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossor...

Programação da Festa de Santa Luzia 2024

DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ   Festa de Santa Luzia 2024 01 a 13 de DEZEMBRO Tema: “ Oração: luz no caminho da fé”.   PROGRAMAÇÃO                 XVIII CALVAGADA DA LUZ 23/11 – 15h Saída: Área Pastoral São João Paulo II Chegada: Parque Brasil III CORRIDA DA LUZ KIDS 30/11 – 16h30 Local: Praça Pastor Manoel Nunes da Paz, em frente ao Museu Lauro da Escóssia. VII CAMINHONEIROS DA LUZ 30/11 – 15h Saída: Posto Domingos BR em frente a EBS Chegada: Catedral CRIANÇAS DA LUZ 30/11 – 18h Saída: Colégio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs) Chegada: Catedral de Santa Luzia   LOJINHA DE SANTA LUZIA 10/11 a 13/12 Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral) 11/11 a 29/11 – 08h/11h30 às 13h30/17h30 (segunda à sexta)             ...

Reflexão para o sexto domingo do Tempo Comum- Lucas 6,17.20-26( Ano C).

REFLEXÃO PARA O SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM – LUCAS 6,17.20-26 (ANO C) Neste sexto domingo do tempo comum, a liturgia propõe Lucas 6,17.20-26 para o evangelho. Esse texto contém a apresentação lucana das “bem-aventuranças”, as quais são seguidas pelas respectivas negações, chamadas de “maldições”, termo que pode parecer bastante áspero, mas correspondente às reais intenções do texto e de todo o Evangelho. Ao longo da história, esse foi um dos textos de Lucas mais evitado nas igrejas e comunidades cristãs. Embora as bem-aventuranças sejam reconhecidas como a síntese do programa de Jesus e o seu verdadeiro autorretrato, optou-se mais pela versão de Mateus, por ser mais longa, por isso mais completa e, sobretudo, por ser mais suave: enquanto em Lucas Jesus diz “bem-aventurados os pobres”, em Mateus diz “bem-aventurados os pobres em espírito”; enquanto em Lucas diz “bem-aventurados os que agora passam fome”, em Mateus diz “bem-aventurados os que tem fome e sede de jus...